O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) foi homenageado nesta sexta-feira (06) com um escudo do 5º Colégio da Polícia Militar (CPM), localizado em Foz do Iguaçu. O mimo institucional foi entregue pelo comandante do CPM, major Marcos Aparecido de Souza, a 17 pessoas físicas e jurídicas que contribuíram significativamente para a criação, manutenção e desenvolvimento da instituição. A implantação do CPM atendeu a um pedido feito pelo Soldado Fruet à ex-governadora Cida Borghetti antes de ser eleito deputado. Ela assinou o decreto de criação do colégio em novembro de 2018.
O parlamentar destacou a importância de lutar pelos sonhos. “É com muito orgulho que estou aqui hoje, e bastante emocionado, porque é um sonho de todo iguaçuense ter este colégio”, afirmou o Soldado Fruet no discurso, após entregar certificados na cerimônia de formatura de alunos do CPM. “Muitos no começo desacreditavam, mas com a fé em Deus que eu tenho, sempre acreditei. Conversei com a governadora Cida Borghetti, a quem agradeço imensamente por ter nos atendido e feito esse sonho se tornar realidade”, disse.
Para o deputado, é muito gratificante ver como o colégio se encontra hoje. “Acima de tudo, quero agradecer aos professores que aqui trabalham, pois sem eles os alunos não atingiriam essas notas”, ressaltou, observando que o papel dos policiais militares se soma ao dos profissionais da educação “para voltar os sentimentos de patriotismo, civismo, hierarquia e disciplina”. O Soldado Fruet também agradeceu ao general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro da Itaipu. “Ele tem sido um braço forte na manutenção desse colégio”, salientou.
O 5º CPM foi implantado no Colégio Bartolomeu Mitre, o mais antigo da Região Oeste do Paraná, criado em 1932. Em 2019, passou por um processo de transição para o início das atividades do CPM em 2020, com o compromisso de ser um estabelecimento que difere dos demais por seu projeto pedagógico e administrativo policial militar. Com aproximadamente cem colaboradores, além da equipe de policiais militares, atende mais de 900 alunos.
Após entregar as homenagens, o comandante do 5º CPM citou a célebre frase de Pitágoras: “Educai as crianças para que não seja preciso punir os adultos”. O major Marcos destacou que “além da eficiência e eficácia na educação, o CPM também realiza um dos mais eficientes trabalhos de prevenção ao crime e à violência a curto, médio e longo prazo”. Segundo ele, “estes meninos e meninas que estão em idade para serem cooptados pelo tráfico de drogas, pelo contrabando, em especial na região da fronteira, recebem aqui novas perspectivas de futuro, de oportunidades e de novos sonhos”.
O major Marcos frisou ainda que a preocupação com segurança pública, direitos humanos e cidadania está presente no cotidiano escolar. “O respeito às regras, às pessoas e aos diferentes pensamentos fazem parte do nosso projeto pedagógico”, pontuou, ressaltando a aprovação maciça do CPM por parte da sociedade.