Suspeitos são surpreendidos por ação policial e abandonam 1,1 tonelada de maconha às margens do Lago de Itaipu

A ação integrada da PF e PM flagrou o transbordo de droga na região de Santa Helena da margem brasileira do reservatório da usina hidrelétrica binacional

WhatsApp Image 2026 02 13 at 09.40.06
Foto: Divulgação/PF

A ação rápida de policiais em patrulhamento pelas águas do Lago de Itaipu resultou na apreensão de aproximadamente 1 tonelada de maconha, na noite desta quinta-feira (12).

Os agentes mobilizados em uma ação integrada das polícias Federal e Militar (PF e PM) apreenderam uma caminhonete VW Amarok e duas embarcações na área rural de Santa Helena, região oeste do estado.

As equipes policiais realizavam patrulhamento nas proximidades da margem do Lago de Itaipu quando, por volta das 22h30, observaram a aproximação de embarcações ao lado brasileiro, indicando possível prática de crime transfronteiriço.

Leia também

Casas em Santa Helena “guardavam” 4 toneladas de maconha; vídeo mostra como droga estava armazenada

As equipes se deslocaram para abordagem e verificação. Ao se aproximarem do ponto onde ocorria a movimentação suspeita, os policiais visualizaram diversas pessoas transportando volumes, que eram transbordados de duas embarcações para uma caminhonete VW Amarok, com placas do Paraguai.

Com a chegada das equipes, os suspeitos fugiram em direção à mata próxima, não sendo mais localizados.

Durante a vistoria, foram encontrados dezenas de fardos contendo 1.107.50 kg de maconha prensada em tabletes, parte já carregada na caminhonete e outra ainda nas embarcações.

A caminhonete Amarok estava preparada para a prática de crimes transfronteiriços, com a instalação de radiocomunicador e dispositivo de “cortina de fumaça”, utilizado para dificultar eventual acompanhamento tático policial.

O entorpecente, as duas embarcações — equipadas com motores de 60 e 115 HP — e a caminhonete foram apreendidos e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos cabíveis.

Canais para denúncia (45) 98821-4326 e [email protected]


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz