Pesquisa on-line visa acolher sugestões e atualizar o código às novas demandas do mercado da construção civil
A Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos está construindo um novo Código de Obras para Foz do Iguaçu. A fim de deixar o novo documento ainda mais completo, a pasta lançou uma pesquisa pública para que técnicos da construção civil possam contribuir com sugestões.
O formulário on-line pode ser consultado por meio do site da Prefeitura: https://forms.gle/ENDRWxnCSjLRKHHTA e ficará disponível por 30 dias. A pesquisa é destinada principalmente a engenheiros, arquitetos, construtoras, incorporadoras e imobiliárias e outros trabalhadores do setor em Foz do Iguaçu.
De acordo com o secretário da pasta, Leandro Costa, as respostas coletadas darão base para a atualização do material, que já está sendo feita pelos técnicos da secretaria.
Uma audiência pública para a apresentação dos resultados e debate de ideias também será realizada na Câmara de Vereadores, além de oficinas de capacitação para a apresentação de modelos que podem ser replicados.
“O nosso código é de 1991, portanto, são mais de 30 anos sem uma atualização. Se trata de uma renovação muito esperada por todos e, por isso, abrimos esse espaço para que os interessados possam sugerir revisões e métodos novos. Queremos ouvir todas as ideias”, frisou.
Atualização para novos investimentos
Costa ainda explica que as normas do código atual não contemplam os novos modelos de construção, como o light steel frame, estruturas pré-moldadas ou construção a seco, que são métodos rápidos, sustentáveis, por conta da redução do número de resíduos e com uma resistência ainda maior.
Com um novo código que contemple os estilos inovadores de empreendimentos, a cidade poderá receber maiores investimentos para a construção civil, garante o secretário.
“As grandes obras estão mais modernas, então precisamos estar no mesmo caminho do mercado, com códigos atualizados e que sirvam como atração para investidores. Com o novo documento, que deve ser finalizado ainda neste ano, prevemos grandes construções para Foz nos próximos anos”, completou.