Uma jornada espiritual e cultural no coração de Foz do Iguaçu. Assim podemos definir o Templo Budista Chen Tien, um verdadeiro tesouro (quase escondido) na cidade do Oeste do Paraná. Um lugar marcado pela serenidade e a grandiosidade arquitetônica em meio a uma exuberante paisagem tropical, o Templo Budista de Foz está próximo às margens do Rio Paraná, que marca a fronteira entre Brasil e o Paraguai.
O Templo Budista de Foz encanta os visitantes não apenas pela sua arquitetura impressionante de inspiração chinesa, mas também oferece uma imersão profunda na filosofia e práticas do budismo.
Nesta postagem, exploraremos as origens, a arquitetura, os rituais significativos e tudo o que torna este local tão especial.
Conhecendo o Templo Budista de Foz
Localizado no bairro Jardim Califórnia, em Foz do Iguaçu, o Templo Budista Chen Tien foi inaugurado em 1996. Trata-se não apenas um símbolo da rica diversidade cultural da região, mas também um ponto de encontro para aqueles que buscam paz interior e sabedoria nas tradições e práticas do Budismo.

Ele atrai tanto seguidores da religião quanto visitantes interessados em sua história e beleza. Conhecê-lo é uma viagem única, onde a paz interior se entrelaça com a rica herança budista.
Ao adentrar os portões do Templo Budista de Foz, localizado em uma privilegiada região, os visitantes são imediatamente transportados para um mundo de serenidade. As estátuas majestosas, incluindo a imponente imagem do Buda Gigante, criam um cenário que é tanto educativo quanto espiritualmente enriquecedor.
O que o visitante vê
O Templo Budista se tornou uma referência no circuito religioso de Foz do Iguaçu, independente se o visitante sega algum credo ou não. O passeio acontece com uma caminhada bastante silenciosa em um local aberto, com uma visão diferenciada de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.

No percurso, o visitante tem oportunidade de apreciar as mais de 120 estátuas, belos jardins, e a arquitetura do templo principal. É um bom local para descansar, em um momento mais introspectivo de sua viagem. Por estar localizado longe do centro, o acesso pode ser feito por agência de turismo, aplicativos de celular, táxis ou transporte público coletivo.
Dicas para o passeio no Templo Budista de Foz
O Templo Budista de Foz do Iguaçu é um espaço de reflexões, e por isso deve ser respeitado. Não é permitido adentrar em pontos sagrados do budismo sem autorização prévia. Para o passeio, que dura aproximadamente uma hora, a dica é usar roupas e calçados confortáveis. O clima de Foz é tropical e faz calor quase o ano todo. Importante respeitar as sinalizações disponíveis ao longo do trajeto, especialmente onde é proibido fotografar.

Localização e como chegar no Templo Budista de Foz
O Templo Budista de Foz está localizado na Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99, bairro Jardim California, em Foz do Iguaçu – Paraná.
Para chegar utilizando o transporte público, o visitante tem ao menos quatro opções de linhas – 0010 Cidade Nova, 0101-0102 Vila C Norte-Vila C Sul, 0103 Porto Belo e a 0320 Interbairros. O acesso aos veículos pode ser no Terminal de Transportes Urbano (TTU), no centro de Foz do Iguaçu, ou ao longo da Avenida Juscelino Kubitscheck.
Horários de funcionamento
O Templo Budista Foz fica aberto à visitação de segunda-feira a sábado das 9h30 às 16h30. O sábado costuma ser o dia de maior movimento.
Valor do ingresso
A entrada para vistiar o Tempo Budista de Foz é gratuita. Além disso, é possível tomar água potável por lá, gesto através do qual se treina a prática da generosidade e disciplina.
Caso queija ajudar na manutenção do espaço, o visitante pode fazer compras na pequena loja que há no local, com disponibilidade de incensos, velas e outros artigos, ou ainda uma doação direta ao templo.
Compreensão intercultural
O templo não apenas oferece um refúgio da agitação cotidiana, mas também desempenha um papel vital na promoção da compreensão intercultural e do respeito pelas tradições espirituais. A beleza do local permite um contato mais próximo com a filosofia Budista, e um momento de descanso durante a viagem.
O Templo Budista de Foz foi construído em 1996, e hoje, nos jardins da estrutura existem mais de 120 estátuas, cada uma com o seu significado, sendo os destaques, uma estátua de Buda de 7 metros de altura, e um templo que cria um ambiente bastante especial para o local.
Um lugar para meditar
As viagens em geral representam oportunidades perfeitas para aprender novas coisas, novas experiências. Independente de você se considerar budista, a meditação é uma técnica que pode ajudar a sua vida. No Templo Budista de Foz, o visitante tem contato direto com os ensinamentos de meditação, característica dos praticantes deste segmento religioso.
Uma boa dica para começar a aprender a meditar, é o vídeo do Lama Padma Samten, produzido pela comunidade de transformação, O Lugar, disponível neste link. Com ele, o visitante pode praticar em casa e aproveitar o conhecimento e praticar também durante a sua visita no Templo Budista de Foz do Iguaçu.