Prefeito reeleito faz uma projeção de como será 2021 e de que forma as ações realizadas agora vão refletir no futuro de Foz
Ao falar sobre as perspectivas do segundo mandato, Chico Brasileiro afirma estar ciente das dificuldades no pós-pandemia, mas que a união com órgãos de outras esferas de poder, será fundamental para Foz do Iguaçu sair da crise. “Sobre 2021, sei que teremos muitas sequelas econômicas e sociais”, reconheceu em balanço exclusivo ao GDia.
De acordo com Chico, isso vai ocorrer, mesmo com a vacina já prevista para março. “A gente tem que entender que vai ficar sequelas e o poder público vai ter que lidar com isso e ter que montar um plano estratégico”. Ele informou que está, junto com a equipe, trabalhando para reativar a economia e a geração de emprego e renda.
Para isso, classifica como fundamental a grande união que está havendo com Itaipu e governos do Estado e Federal. “É um ponto importantíssimo. Hoje a Itaipu está investindo como nunca em Foz e na região e esse é o ponto que nos faz ter esperança no futuro, por que está acontecendo”.
As obras estruturantes vão mudar a história de Foz, afirma. “Podemos agora planejar para crescer, para receber 3, 4 milhões de turistas, porque temos infraestrutura, aeroporto, mais uma ponte… temos condições de infraestrutura para isso”.
O prefeito lembrou da iniciativa privada, que está demonstrando grande interesse de investimento. “Apesar dessa crise gerada e das sequelas da pandemia, tenho muita esperança que 2021 seja um ano de retomada e que cada ano será uma retomada forte, robusta e que vai fazer de Foz uma das principais cidades do Brasil”.
Preparação
Chico lembra outras ações realizadas, que vão projetar um futuro melhor. De acordo com ele, a Prefeitura implementou um programa de juros zero, se tornando o segundo município do Paraná que mais emprestou recursos aos micro empreendedores. “É uma grande ação”.
“Formamos mais de mil jovens e pessoas que se qualificaram em cursos importantes para o mercado de trabalho”, ressaltou. Na avaliação do prefeito, isso representou grandes avanços na profissionalização. “Vamos trabalhar muito para levar adiante essas ações em parceiras com os governos do estado e federal”.
A intenção, afirma, é incentivar mais o micro empreendedorismo para que possa prestar serviços a Prefeitura. “Tem um conjunto de ações que são importantes, que tem impactos na vida das pessoas e no desenvolvimento da cidade”.
Sobre regularização fundiária, Chico lembra que o município viabilizou a escritura definitiva para 1000 famílias. “Temos ainda, nos próximos quatro anos, a meta de alcançarmos oito mil famílias com suas casas regularizadas”.
A Prefeitura também está trabalhando no projeto do Paço Municipal, com um prédio próprio para todas secretarias, hoje espalhadas pela cidade. “Estamos viabilizando a área e também o projeto para que a gente possa captar recursos para isso”, informou.
Planejamento
A pandemia está sendo o maior desafio de qualquer gestor de todos os tempos, “até porque estamos vivendo a maior dos últimos 100 anos. Então, não é uma batalha fácil, mas Foz se estruturou desde cedo, e bem, tanto com ações preventivas quanto assistenciais”.
Ele lembra que Foz tem hoje uma das suas maiores estruturas hospitalares – o Municipal Padre Germano Lauck, com a ajuda do Costa Cavalcanti, mantido pela Itaipu. “A cidade tem conseguido atender sua população apesar do número muito alto de casos e transmissão da doença”.
Chico destaca que o Municipal passou de 150 para 280 leitos. “Ou seja, é um incremento nesses três anos de 130 leitos, praticamente 90% do hospital foi ampliado e isso vai ficar como legado, além da gente poder implementar novos serviços”.
Campanha
Sobre a reeleição, Chico disse que foi um processo que “infelizmente” teve ainda forte a ação das fake news (notícias falsas) “e isso é lamentável. Mas acho que a força do trabalho venceu essa eleição. O povo reconhecendo que houve ações de impacto perante a comunidade”.
“Não tenho a atribuir outra coisa se não o trabalho desenvolvido por todos, nossa equipe que fez de Foz do Iguaçu uma cidade que venceu desafios. Então, vencemos grandes desafios nesse período e o povo reconheceu todo o esforço feito pelo governo através do voto popular e processo democrático”, concluiu.