As inscrições para o processo seletivo do curso de Música da UNILA terminam nesta quarta-feira (29). O formulário está disponível na página da seleção de Música, onde também estão reunidas todas as informações necessárias para a inscrição. Podem participar da seleção estudantes que fizeram o Enem em uma das edições entre 2020 a 2024. Música é o único curso da UNILA que tem seleção própria. Os candidatos para os outros 28 cursos são selecionados por meio do Sisu.
O curso de Música oferece 21 vagas distribuídas da seguinte forma: 5 vagas para Pesquisa em Música; 2 vagas para Canto, 4 vagas para Criação Musical, 4 vagas para Percussão, 2 vagas para Piano e 4 vagas para Violão (todas na ênfase Práticas Interpretativas).
A seleção é realizada tendo como critério a nota do Enem e uma prova de habilidades específicas, que consiste no encaminhamento de um vídeo que tem exigências específicas para cada formação, com duração de 5 a 10 minutos. Também é preciso preencher uma carta de apresentação, na qual o candidato deve justificar sua escolha e relatar sua experiência e conhecimentos musicais prévios. O resultado preliminar está programado para o dia 5 de fevereiro.
O curso de Música da UNILA tem como diferencial, além da ênfase na pesquisa, a abertura para a música popular, através do estudo da sua história, da prática instrumental e de disciplinas como improvisação, harmonia e arranjo.
A carreira é caracterizada pela ênfase na pesquisa musicológica e etnomusicológica, voltada para o estudo da história e linguagem musical de tradição europeia ocidental e para a produção musical da América Latina e Caribe, com estudos dos processos de formação destas culturas musicais e suas particularidades.
Resultado do Sisu 2025
A lista com os aprovados em 28 cursos de graduação da UNILA foi publicada nesta terça-feira (28), no edital PROGRAD 05/25, disponível no site da UNILA, juntamente com todas as informações para o envio da documentação necessária e os prazos para as próximas etapas. Os aprovados têm até dia 2 de fevereiro para fazer seu cadastro.
Até o dia 7 de fevereiro, o candidato que pretende ingressar na UNILA e não foi convocado na chamada regular deverá inscrever-se na lista de espera do Sisu. É a partir dessa lista que a UNILA fará as próximas convocações.
Para o envio dos documentos, os convocados irão receber, nos e-mails cadastrados no Sisu, login e senha de acesso ao sistema de atividades acadêmicas da UNILA. A documentação exigida para a matrícula e outras informações estão estão elencadas no edital PROGRAD 01/2025, disponível na página de ingresso Sisu 2025, no site da UNILA.

Após o envio dos documentos, os candidatos devem aguardar até o dia 6 de fevereiro, quando será publicado o resultado da a análise da documentação. Nesse dia, tem início o prazo para recursos, caso o candidato tenha sido indeferido. O candidato que realizou sua inscrição em alguma modalidade de cota, mas foi aprovado em ampla concorrência, deverá apresentar apenas a documentação geral.
As entrevistas com a banca de verificação e validação da autodeclaração étnico-racial, para candidatos inscritos nas cotas destinadas a pessoas pretas e pardas, são presenciais e serão realizadas de 3 a 5 de fevereiro, na sala A 115 (sala de reuniões do ILAESP), do bloco 1, no Campus Integração (Avenida Tancredo Neves, 31417, Jardim Porto Belo). Os candidatos inscritos nessas cotas devem ficar atentos ao cronograma divulgado no edital.
Os candidatos concorrentes nas demais cotas terão apenas a conferência e validação dos documentos. A relação dos documentos também está disponível no edital PROGRAD 001/2025, na página de ingresso Sisu.