O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Foz do Iguaçu informa, em um comunicado à população, que a categoria vai cruzar os braços a partir das 8h das próxima terça-feira, 15.
A decisão pela paralisação, segundo o documento assinado pelo presidente Dilto Vitorassi, foi tirada em assembleia realizada no último dia 7 de dezembro (segunda-feira).
“Os trabalhadores do transporte coletivo urbano votaram pela paralisação das atividades, caso as reivindicações não sejam atendidas”, informa o documento, que busca dar cumprimento a lei 7.783/1989, conhecida como a Lei da Greve.
Este ano, a categoria já promoveu diversas paralisações devido atrasos em pagamentos, férias e outros benefícios e pela recontratação dos cobradores demitidos durante a pandemia do novo Coronavírus.
Contexto
No início de dezembro, o prefeito em exercício Nilton Bobato decretou a interdição, assumindo a operação do transporte coletivo de Foz do Iguaçu devido as empresas que formam o Consórcio Sorriso não estarem cumprindo termos do contrato de colocar ônibus suficientes para evitar superlotação.
Antes da pandemia, circulavam 135 ônibus para atender em média 60 mil pessoas. Até a interdição, o Consórcio disponibilizava 73 ônibus para atender 27 mil passageiros.
A primeira ação anunciada pela Prefeitura após a edição do decreto 28.772 foi colocar mais 30 ônibus em circulação.
Em breve mais informações