Feira de Inovação das Ciências e Engenharias selecionou 46 projetos de escolas públicas e privadas de seis cidades do Paraná; 32 deles são da Rede Municipal de Foz do Iguaçu
Projetos desenvolvidos nas unidades de ensino da Rede Municipal, que abordam temas como a sustentabilidade, a preservação ao meio ambiente, os processos de reciclagem e o combate a dengue foram alguns dos destaques da IV FIciências Kids – Feira de Inovação das Ciências e Engenharias, realizada nesta quarta-feira (18) no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu.
Ao todo, 46 projetos foram selecionados para exposição, de escolas públicas e privadas de diversas cidades do Paraná, como Curitiba, Cascavel, Toledo, Mandaguari e Maripá, sendo a maioria (32) da Rede Pública de Ensino de Foz do Iguaçu.
Leia também
- CCR promove Aeroporto de Foz do Iguaçu no maior evento de rotas aéreas do mundo
- Foz do Iguaçu ganha 1ª loja do Assaí atacadista
O evento, promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Itaipu Binacional com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu é um espaço para divulgação das ações desenvolvidas em sala de aula, com o objetivo de contribuir com o conhecimento dos alunos e a evolução no mundo das ciências.
As alunas Melissa e Maria Valentina, que frequentam o Centro de Convivência Clovis Cunha Viana, em Três Lagoas, levaram para a exposição o projeto de reciclagem de roupas usadas. “A gente aprendeu que reciclando, conseguimos criar coisas novas, que a gente nem precisa de tanta coisa, que podemos reaproveitar tudo”, comentou Valentina.
Vitória Alekssandra, da Escola Duque de Caxias, mostrou aos visitantes da feira que aprender matemática é mais fácil com a elaboração de receitas. Através de uma vitamina de morando, por exemplo, os alunos aprendem sobre quantidades, o valor dos produtos e o preço a ser cobrado por ele. “Fizemos uma lista de compras, aprendemos como dar o preço e como é mais simples aprender assim”, disse.
A experiência com uma horta comunitária no CMEI Bárbara Matos Januário também foi destaque durante o evento. Os pequenos mostraram a importância do cultivo de hortaliças para uma alimentação saudável. O Cmei do Campos do Iguaçu destacou o combate a dengue e o Cmei Celeste Sottomaior exibiu as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), seus nutrientes e benefícios.
A FIciência Kids segue até o final da tarde desta quarta-feira (18). Paralelo ao evento, ocorre no Centro de Convenções de 18 a 20 de outubro a 20ª edição do Congresso Latino Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas – Latinoware, o maior e mais importante evento da área de Tecnologias Livres da América Latina.
A Secretaria Municipal da Educação, assim como nos anos anteriores, irá participar por meio de seus coordenadores de informática educacional e de robótica educacional. Na quarta-feira (18), alunos da Escola Jardim Naipi farão uma visita ao evento no período da tarde, e na quinta (19) será a vez da Escola Cecília Meireles, pela manhã.