Na manhã desta quinta-feira (03), a Polícia Federal deflagrou a Operação Specula em Foz do Iguaçu, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas, especialmente maconha e cocaína. Estão sendo cumpridos 5 mandados de prisão preventiva e 8 mandados de busca e apreensão
A investigação teve início em outubro de 2024, após a identificação de movimentações suspeitas em um galpão no bairro Parque da Lagoa, em Foz do Iguaçu, utilizado como entreposto para armazenamento e distribuição de entorpecentes. As drogas eram transportadas para diversos estados da federação, em caminhões com compartimentos ocultos, como fundos falsos e pneus, e, em algumas ocasiões, com o uso de cal hidratada para mascarar o cheiro.

Ao longo das investigações, foram realizadas cinco apreensões de drogas, totalizando 6.288 kg de maconha e 108 kg de cocaína, além da prisão em flagrante de quatro pessoas e da apreensão de dez veículos.

Em um dos casos, o grupo utilizou um caminhão dos Correios para esconder o transporte ilícito. Também foi identificado o uso de motoristas batedores, que percorriam o trajeto à frente dos veículos com drogas, repassando informações em tempo real sobre a presença de barreiras policiais.
Leia também
Segundo a PF, até o momento quatro pessoas foram presas e apreendidos 5 carros, 3 motos aquáticas, 1 quadriciclo, R$ 1.354.600,00 (um milhão trezentos e cinquenta e quatro mil e seiscentos reais) em espécie, aparelhos telefônicos e documentos.

O nome Specula vem do latim e significa “ponto de observação”, em alusão à função estratégica do galpão utilizado pela organização.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz