Trânsito no Mercosul: Paraná receberá órgãos e especialistas em encontro nacional de Detrans

Mobilidade e segurança no trânsito nos países do Mercosul são assuntos que estarão em pauta na próxima semana no 83º Encontro Nacional dos Detrans, em Foz do Iguaçu

and fundo azulprancheta 110x 100
Foto: Divulgação

Mobilidade e segurança no trânsito nos países do Mercosul são assuntos que estarão em pauta na próxima semana entre órgãos e especialistas do setor, tendo como palco o Paraná. Trata-se do 83º Encontro Nacional dos Detrans, realizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND), que acontece de 09 a 12 de setembro em Foz do Iguaçu.

O evento, que terá a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior na solenidade de abertura, no dia 10, é um dos maiores fóruns sobre políticas públicas de trânsito do Brasil e deve reunir 27 Detrans, com o objetivo de promover o debate e a articulação de pautas estratégicas com foco em segurança e inovação tecnológica.

Nesta edição, com o tema “Integração entre os países do Mercosul”, serão abordados os avanços e as iniciativas para melhorias no trânsito, em uma grande troca de experiências entre estados brasileiros e membros do bloco econômico.

O diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda, destaca que é uma honra para o Estado ser o anfitrião de uma agenda deste porte. “Seremos um espaço de articulação, boas práticas e cooperação entre fronteiras, num grande debate sobre os rumos da mobilidade e a construção de soluções para um trânsito mais seguro e eficiente”, diz.

“O Encontro Nacional dos Detrans no Paraná é uma grande oportunidade de participar das discussões, mostrar o que funciona no nosso Estado e também, com certeza, aprender muito, porque o futuro do trânsito começa agora, com inovação, integração e diálogo”, afirma Roveda.

O público-alvo do evento são representantes dos Detrans do Brasil, de órgãos de trânsito do Mercosul, autoridades nacionais, parceiros institucionais, técnicos e prefeitos. Também devem participar integrantes da Secretaria Nacional de Trânsito e do Fórum Nacional de Conselhos de Trânsito (Focotran).

DEBATES

Ao longo da programação haverá debates com entidades internacionais e nacionais; fóruns temáticos paralelos; reuniões estratégicas com parceiros institucionais e apresentação de cases e soluções inovadoras.

Entre os principais temas a serem abordados estão infraestrutura e logística; Placa de Identificação Veicular; Registro Nacional de Veículos em Estoque; tecnologia GIT; recuperação extrajudicial de veículos; indicadores rodoviários integrados de segurança; custo dos acidentes no Brasil; legislação; ferramentas digitais; sustentabilidade; fronteiras; mobilidade e economia.

FORTALECIMENTO

O presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Givaldo Vieira, ressalta que o encontro será momento de fortalecimento das pautas. “O 83º Encontro Nacional dos Detrans será uma oportunidade estratégica para ampliar a cooperação regional, harmonizar políticas públicas e promover soluções conjuntas para os desafios do trânsito e do transporte terrestre na América do Sul”, diz.

“Reunir, em Foz do Iguaçu, autoridades dos 27 estados, especialistas e representantes de países vizinhos fortalece nosso compromisso com a integração, a modernização da gestão pública e a construção de um trânsito mais seguro e eficiente para todos”, acrescenta.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz