Primeiros 10 voos da rota Puerto Iguazú-Madri estão lotados; Até dezembro, 80% das poltronas já estão reservadas
Chegou nesta sexta-feira (2), no Aeroporto Internacional Cataratas, o primeiro voo direto de Madri, na Espanha, para Puerto Iguazú (Argentina). A operação é da Air Europa, que fará a rota duas vezes por semana, com escala em Assunção (Paraguai).
A ligação direta com o continente europeu amplia as opções de voos da Tríplice Fronteira, que inclui o Brasil. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.
O primeiro voo da nova rota, que é operado com uma aeronave Airbus A330 (299 passageiros), chegou lotado em Puerto Iguazú. De acordo com a Secretaria de Turismo da província de Misiones, as passagens dos dez primeiros voos já estão todas comercializadas. Até dezembro, ainda segundo o órgão, mais de 80% dos assentos já estão reservados.
A chegada da aeronave marca “um salto salto quantitativo e qualitativo para o destino turístico”, avaliam as autoridades e representantes do trade turístico de Puerto Iguazú. O início de atividade da companhia aérea gera uma expectativa de crescimento do setor na região. Os voos serão operados as sextas e segunda-feiras.
De acordo com o presidente do Turismo Iguazú, Leo Lucas, a nova rota mostra a força e como o mundo vê Puerto Iguazú e a região. “É importante que todos nós entendamos onde vivemos e para onde devemos apontar”, disse ao LaVozDeCataratas.
“Temos visto nas principais revistas de turismo, novas ofertas de pacotes ‘visitar a Europa a partir do Iguazú’, que é maravilhoso e abre novas possibilidades para toda a região”, completou.
O ministro de Transporte da Argentina, Guillermo Dietrich (foto capa), visitou Puerto Iguazú para receber a primeira leva de passageiros da nova rota aérea. “Hoje, tanto turistas argentinos quanto estrangeiros podem escolher como viajar, há mais opções para percorrer o país”, ressaltou.
Dietrich destacou as obras que estão sendo realizadas no terminal. o plano inclui a instalação de novas tecnologias, mais infraestrutura, novas estações de check-in e rampas de embarque.
Cenário internacional
De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PR), Felipe Gonzalez, o Destino Iguaçu ganha maior importância no cenário internacional. “Embora o voo venha a Iguazú, Foz do Iguaçu também se beneficiará”, ressaltou.

“Como já acontece hoje, muitos estrangeiros acabando chegando pelo aeroporto de Iguazú e ficando hospedados em hotéis de Foz do Iguaçu”, frisou Gonzalez (foto), destacando que a nova opção fortalece o turismo da região como um todo.
Além do novo voo, a fronteira conta com outra opção de conexão aérea internacional. o Aeroporto de Foz do Iguaçu opera dois voos semanais direto com Lima, capital do Perú.
De janeiro a junho, foram realizados 537 pousos e decolagens da rota, transportando 1.344 passageiros embarcados e desembarcados. O terminal passará a operar, em dezembro de 2019, voos diretos com Santa Cruz de Lá Sierra, na Bolívia.
Foto: Secretaria de Turismo