A 15ª edição da Feira Internacional do Livro transformou a paisagem no Clube Gresfi. O espaço abrirá nesta sexta-feira (18), uma grande estrutura, programação variada e gratuita, e contará com a participação de mais de 25 escritores convidados, na programação oficial da FILFI.
Além do prédio histórico do clube, a quadra de esportes foi adaptada e receberá estandes para a comercialização de livros e publicações. No entorno, a Arena O Guarani, está pronta para receber o público para shows e apresentações artísticas durante o evento. Outros três espaços também vão abrigar oficinas; Ceci, Peri e Capitu, em homenagem a grandes personagens da nossa literatura.
O espaço reservado à contação de histórias ganhou atenção especial este ano com a instalação de um domo lúdico, o Domo da Emília. “Com esse formato diferenciado, e com a estrutura especial para receber as crianças, quem visitar o espaço terá uma nova experiência”, explicou a diretora de cultura, Thaísa Praxedes.
O prédio histórico do primeiro aeroporto da cidade está reservado para receber exposições, como da Lixotec, além de oficinas e workshops. Espaços de convivência, café e lanchonete estão inseridos na estrutura.
Programação
As oficinas serão ofertadas em diferentes localidades. Dentro da feira, ou no SESC, abrangendo um público maior. Na programação, três oficinas terão inscrições on-line; Jornalismo Cultural, com José Castello, A arte da crônica, com Luiz Henrique Pellanda e A imagem conta Histórias, ministrada por Raquel Matsushita. As inscrições serão liberadas on-line nas redes sociais da Fundação Cultural.
Oficinas com diferentes temáticas também poderão ser acompanhadas pelo público como: Diálogos afro-brasileiros, Tecendo Abayonis (bonecas africanas), malabares e acrobacias, Poesia em ação e Como escrever no imaginário popular, dentre outras.
Sessões do Cinemundos também serão exibidas durante todos os dias da feira, com variado repertório de curtas infantis e infanto-juvenis. O Café Filosófico que acontece na arena Multiuso, vai trazer a filosofia ao alcance de todos.
Jornadas
A terceira edição das Jornadas de Pesquisa em Música Latino-Americana da Unila propõe criar um ambiente de reflexão e debate sobre as “Convergências Criativas entre Música e Outras Artes”, tanto as possíveis quanto as já existentes. Seguindo o formato das edições anteriores, a programação buscará estabelecer pontos de contato entre a reflexão teórica e a prática criativa, contato com palestras, mesa-redonda, apresentação de trabalhos e show de encerramento. Neste ano, o evento será realizado em parceria com a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu para compor parte da programação da Feira do Livro.
As atividades das Jornadas estão previstas para a sexta-feira, 18; oficina com o professor Marco Scarassatti, às 14h, conferência com professor Tato Taborda (18h). No sábado, espetáculo com a 10zágüe e Cia Suspensa (BH) e convidados, às 19h.
A abertura oficial do evento acontece nesta sexta-feira, às 19h, com a presença de autoridades e a entrega da certificação ao município do Selo Cidade Sustentável Oeste Paranaense. A festa de abertura ainda contará com o show com Manu Cândido, e a palestra de abertura “Ler para viver”, ministrada pelo escritor Rogério Pereira, a partir das 20h,
A FILFI abre seus portões diariamente às 8h e segue com programação durante todo o dia. A entrada é franca.