Cataratas batem recorde e puxam turismo do Paraná, que aumentou 13,7% em 2023

WhatsApp
Facebook
Foz do Iguaçu - Cataratas Foto: José Fernando Ogura/ANPr

O recorde histórico de visitação no Parque Nacional do Iguaçu, com quase 150 mil ingressos no mês de abril, puxou a alta do turismo no Paraná, que cresceu 13,7% no primeiro quadrimestre de 2023, no comparativo do mesmo período do ano passado. O desempenho foi o segundo melhor do país, atrás apenas de Minas Gerais, que registrou avanço de 20,4%. O número é maior que o resultado nacional, de 8,4%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O aumento dos ingressos na unidade de conservação em 2023, no trecho onde estão as Cataratas do Iguaçu, reflete a recuperação econômica de Foz do Iguaçu. O atrativo, principal termômetro do turismo da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, registrou também em maio o melhor desempenho histórico da visitação para o mês, com 114,6 mil acessos, superando os mais de 108,1 mil visitantes do mesmo período de 2019, quando foi registrado o recorde histórico de mais de dois milhões de pessoas em um ano.

Leia também

De acordo com o acompanhamento do IBGE, especificamente em abril, o crescimento do turismo no Paraná foi de 3,6% no comparativo com o mesmo mês do ano passado, enquanto que na média nacional o aumento foi de apenas 1,4% em relação ao mesmo mês no ano anterior. Além do Paraná, avançaram no setor, no mesmo período, São Paulo (3,6%), Minas Gerais (10,1%), Rio Grande do Sul (1,1%) e Ceará (0,2%). O número, segundo o IBGE, foi impulsionado pelos ramos de locação de automóveis, restaurantes, hotéis, agências de viagens, transporte rodoviário coletivo de passageiros e serviços de bufê.

Melhor do Sul

Na variação acumulada em 12 meses, num recorte mais ampliado, o aumento foi de 19,9% no Paraná. Esse é o melhor resultado do Sul: Rio Grande do Sul ficou com 18,6% e Santa Catarina com 19,8%. “Os bons resultados no Paraná foram motivados por uma série de fatores como, por exemplo, as Cataratas do Iguaçu”, destaca a agência de notícias do Governo do Estado.

As visitas nas unidades de conservação do Estado também quase dobraram entre janeiro e abril em relação aos mesmos meses do ano passado, recebendo 209.812 visitantes no período. O governador Carlos Massa Ratinho Junior enfatiza que a atividade turística é essencial para a economia do Estado.

“O turismo paranaense cresce constantemente, beneficiando diversos empreendimentos e trabalhadores que dependem de atividades como hotelaria, transporte, serviços de guia e alimentação. Isso nos dá muita alegria, porque é a forma mais barata de gerar empregos para a população”, disse.

Ele também ressalta o interesse do Estado em atrair cada vez mais turistas de outros países. “Acabamos de anunciar uma nova rota internacional saindo do Paraná, com voos diretos da Azul entre Curitiba e Montevidéu, no Uruguai. A ampliação das conexões com outros países também demonstra que as companhias aéreas estão confiantes no avanço do setor no Estado”, ressaltou o governador. “Estamos cada vez mais preparados para receber bem os turistas do Brasil e do mundo inteiro”.

Ações pró-ativas

O Estado também promove ações para estimular e qualificar o turismo paranaense, como o Encontro de Gestores do Turismo, realizado em Curitiba, que buscou mostrar às pessoas envolvidas com o setor, na esfera pública e privada, as estratégias para fazer com as atividades avancem com qualidade. Outra iniciativa para melhorar a qualificação profissional no setor, é a oferta de 4 mil vagas de cursos profissionalizando, ofertadas gratuitamente à população, em uma parceria do Governo do Estado e em parceria com a Fecomércio-PR e o Senac-PR.

O setor de serviços como um todo registrou aumento de 10,5% de janeiro a abril no Paraná, enquanto o avanço do volume de serviços no Brasil foi de 4,8%. O setor compreende salões de beleza, academias, atividades administrativas, imobiliárias, transporte e alimentação. Em abril, especificamente, o setor cresceu 8,7%, frente ao mesmo mês do ano anterior, acima do resultado nacional de 2,7%. Já no acumulado em 12 meses, a variação positiva no Paraná foi de 5,9% e no Brasil, de 6,8%.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *