Número de visitantes estrangeiros no Paraguai aumentou mais de 100% no primeiro semestre deste ano, diz Senatur
A chegada de turistas internacionais no Paraguai cresceu 102% de 1º de janeiro a 30 junho deste ano, no primeiro semestre do ano passado. No período, o país contabilizou mais de 415 mil ingressos no Departamento de Imigração, revela balanço da Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) divulgado no domingo, 23. Os argentinos lideram a estatística de visitação. A região de fronteira com o Brasil e a Argentina tem um roteiro de atrativos que inclui templos, ruínas, centro de compras, lazer e aventura nos Monday Falls.
Recorda o GDia que ao todo, 416.576 turistas fizeram o registro de entrada na Direção Nacional de Migrações do Paraguai no primeiro semestre deste no. “Esses resultados confirmam a tendência positiva experimentada em 2022, consolidando a recuperação do setor de turismo paraguaio após os anos difíceis vividos como resultado da pandemia”, afirmou a agência estatal em comunicado. Entre janeiro e junho do ano passado, o país registou a entrada de 205.898 visitantes, diz relatório da Senatur.
Leia também
- Turismo internacional cresce 70% em Foz do Iguaçu
- Novos senadores do Paraguai vão decidir o futuro do regime de turismo comercial de Ciudad del Este
A Agência EFE destaca que a indicação de nacionalidade dos turistas indica maior procedência da Argentina, com 77,72% (232.781 pessoas), seguidos pelos brasileiros (8,45%) e estadunidenses (1,93%). A forma de acesso ao país indica que a maioria, 74% dos turistas (309.787), entraram por rodovias, 15% chegaram por via fluvial e 11% por via aérea (aeroportos).
Janeiro se tornou o mês com maior número de chegadas de turistas. O balanço da Senatur revela um total 105.609 pessoas no período, enquanto o valor mais baixo foi registrado em junho, com 54.403 entradas. A Secretaria destacou na nota que o turismo se tornou “um pilar fundamental para o desenvolvimento e projeção internacional do Paraguai”.
Roteiro
A região de fronteira com Brasil e Argentina dispõe de alguns dos atrativos que levam turistas ao Paraguai. O roteiro inclui templos, ruínas, centros de compras de produtos importados e tecnológicos de última geração, lazer e aventura nos Monday Falls. Em Ciudad del Este, além dos shoppings tradicionais, é possível visitar a Catedral San Blas construída há aproximadamente 60 anos e ponto de encontro dos fiéis de todo o Departamento de Alto Paraná.
Os atrativos incluem ainda o Lago de La República, área de conservação ambiental com pista de caminhada de quatro quilômetros com uma paisagem formada por árvores antigas e frutíferas e espelhos de água que garantem um dos melhores entardecer da região. No entorno do reservatório existem muitos estabelecimentos como bares, sorveterias, shoppings e duas universidades de Medicina – a Unida e a UCP. Quem frequenta o espaço costuma avistar animais selvagens como jacarés e aves variadas.
Natureza e história
Agora, quem tiver disposição para espichar um pouquinho o trecho à esquerda de Ciudad del Este, pode seguir o leito do rio Paraná até Presidente Franco, onde está a cabeceira paraguaia da Ponte Internacional da Integração que está praticamente concluída, faltando apenas as obras de acesso para liberação ao trânsito. O local garante uma vista diferenciada do Brasil e da Argentina a partir do Marco das 3 Fronteiras.
Perto dali, é possível visitar o Monday Falls, nova denominação dos Saltos do Rio Monday, que lembram algumas cachoeiras das Cataratas do Iguaçu. O atrativo está dentro de uma área de conservação ambiental. Um pouco mais abaixo no rio Paraná, o visitante chega à Encarnacion, no Departamento de Itapúa. O município, próximo a Posadas na Argentina, é sede da Redução Jesuítica Santíssima Trindade em Encarnacion.