O Paraná conta com seis atrativos incluídos no Feel Brasil, catálogo nacional com 101 experiências turísticas únicas, lançado pela Embratur em parceria com o Sebrae. A iniciativa promove roteiros conduzidos por micro e pequenos empreendedores ao mercado internacional.
Os atrativos paranaenses selecionados são: Trem Caiçara, entre Antonina e Morretes; CuritiAves, de observação de aves em Curitiba; e quatro atividades em Foz do Iguaçu — Macuco Safari, NatureExperience, Banho de Floresta e Cosmos Iguassu.
O catálogo reúne experiências de 61 municípios brasileiros, com destaque para pequenas empresas, que representam 90% do setor, segundo o Sebrae. Mais de 70 atrativos são operados por esse público; 59% liderados por mulheres e 80% com práticas sustentáveis.
Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, a iniciativa reforça o papel do Estado em promover atrativos locais, atrair viajantes de diferentes perfis e movimentar o turismo paranaense.
Entre os destaques, está o Cosmos Iguassu, referência no astroturismo. A empresa oferece a experiência “Céu das Cataratas”, com sessões de observação astronômica em hotéis da tríplice fronteira, alguns com vista direta para as Cataratas do Iguaçu.
Criado pelo turismólogo Marcel Henn Bonfada e pelo astrônomo Janer Vilaça, o Cosmos Iguassu busca proporcionar uma imersão educativa e contemplativa do céu noturno, aproveitando as condições ideais de Foz do Iguaçu, onde a baixa poluição luminosa favorece a atividade.
Leia também
A procura pela experiência cresce, com sessões frequentes e capacitação de novos profissionais. “As pessoas buscam por curiosidade e se surpreendem com o universo”, afirma Bonfada.
Outra opção de astroturismo no Paraná é no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, que oferece caminhadas noturnas para observação das estrelas, integradas às atrações naturais do local.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz