O vídeo é parte essencial da rotina dos brasileiros. De acordo com os dados divulgados por uma recente pesquisa*, 99,54% da população foi impactada por conteúdos em vídeo ao longo do último ano. Mesmo em períodos curtos, como um único dia, 63,65% das pessoas assistiram a algum formato de vídeo, e esse índice sobe para 87,02% ao longo de uma semana. A televisão aberta responde por cerca de 70% do tempo total de vídeo consumido nos lares do país, com uma média de 5h38min diárias por pessoa diante da tela.
Apesar do crescimento do streaming, a televisão segue dominante mesmo em um cenário de maior conectividade: atualmente, 6 em cada 10 lares brasileiros possuem TVs conectadas, o que amplia o acesso a diferentes formatos de conteúdo — mas mantém a TV linear como hábito consolidado.
Esse cenário indica a importância do meio na rotina de consumo audiovisual em todo o país — especialmente nas regiões fora dos grandes centros urbanos. Na região de Foz do Iguaçu e sudoeste do Paraná, segundo dados de pesquisa de audiência recente**, a RPC Foz do Iguaçu foi apontada como a emissora de maior audiência da televisão na região. No primeiro semestre de 2025, a emissora registrou *39% mais audiência do que todas as outras TVs abertas somadas.
Leia também
Mais de 412 mil pessoas acompanham semanalmente a programação da emissora, o que reforça o vínculo entre o conteúdo exibido e os hábitos de consumo de informação e entretenimento da população regional. Em média, cada telespectador passa cerca de 4 horas por dia conectado à programação da emissora, diz a pesquisa.
A liderança se estende por todas as faixas do dia. Pela manhã, o bloco local do Bom Dia Paraná tem destaque, seguido pelo Globo Esporte, programa esportivo mais assistido da região. No horário do almoço, o Meio-Dia Paraná soma mais de 158 mil telespectadores por semana, e o Boa Noite Paraná, exibido no início da noite, é preferência de mais de 231 mil pessoas semanalmente.
Durante a tarde, atrações como Vale a Pena Ver de Novo, Sessão da Tarde e a Novela Edição Especial mantêm a emissora entre os conteúdos mais assistidos, com mais de 237 mil pessoas ligadas nessas faixas horárias. À noite, a programação nacional da RPC chega a mais de 339 mil telespectadores por semana.
Aos fins de semana, os programas regionais Plug, Estúdio C, Meu Paraná e Caminhos do Campo lideram a audiência em suas faixas. No conteúdo nacional, o Futebol Vespertino de domingo teve aumento de 32% na audiência, e o Domingão, crescimento de quase 17%. Ao todo, os 22 programas mais assistidos nos finais de semana são exibidos pela RPC Foz do Iguaçu.
Outro dado que chama a atenção é o crescimento da audiência entre jovens de 18 a 24 anos, que aumentou 432% em relação à última medição. A novela Vale Tudo, ambientada em Foz do Iguaçu em 2025, teve audiência quase cinco vezes maior entre esse público.
Fontes:
- Kantar IBOPE Media | Inside Video 2025 | Cross-Platform View™ | Total Indivíduos | 2024/2025 | Alcance Total e Tempo Médio por Device
** Kantar IBOPE Media | Instar Analytics – Foz do Iguaçu – 1º semestre de 2025 – Dia inteiro e 6h às 24h – Total indivíduos e AS ABCDE 18-24 – Análise da concorrência – Rat%, Cov%, AvRch%, Ats%. Dados extrapolados para área de cobertura da RPC Foz do Iguaçu (1.055.313)
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz