Rodas de conversa serão promovidas na unidade de saúde para trocas de experiências e debates sobre qualidade de vida e bem estar emocional
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morumbi II promoveu, nesta quarta-feira (15), o primeiro encontro de saúde mental com usuários do Sistema Único de Saúde. Promovido pela equipe multidisciplinar da unidade, o encontro teve como tema: “Não acredite em tudo que você pensa” e abordou questões como a depressão, a ansiedade, o autocuidado, a autoestima e o bem estar emocional dos pacientes.
A proposta da roda de conversa surgiu da equipe de enfermagem ao identificar, durante os acolhimentos, um grande número de usuários dependentes de psicotrópicos por depressão ou ansiedade. Nas consultas médicas, também foram identificadas pessoas com adoecimento psicoemocional.
Leia também
- Carnaval 2023: Ocupação média em hotéis de Foz do Iguaçu passa de 71%
- Confira os novos telefones dos CRAS de Foz do Iguaçu
“Colocamos um cartaz na unidade de saúde convidando as pessoas a participar deste primeiro encontro. Tivemos a participação de dez pessoas, o que pra nós é algo extremamente positivo, e sinal de que essas pessoas querem ser ajudadas”, contou a gerente da UBS, Daniella Defendi. A proposta, segundo ela, é que os encontros sejam quinzenais.
A diretora de Atenção Básica, Márcia Batista, afirma que o encontro foi de muita escuta e qualidade. “Ouvir o que essas pessoas têm em comum, o que sentem, quais são os sintomas e falar sobre a depressão é algo importantíssimo. Conseguimos, através destes encontros, dar os encaminhamentos corretos para cada situação”, explicou.
Além da escuta, os profissionais de saúde realizaram dinâmicas em grupos e repassaram orientações sobre respiração e o controle de ansiedade. Após o encontro em grupo, houve atendimento individualizado pela enfermagem.