UDC entrega resultados da Pesquisa das Pontes Internacionais da Tríplice Fronteira

Os resultados completos podem ser consultados e solicitados através do site oficial da universidade

5
Foto: Divulgação

O Centro Universitário UDC e Faculdades realizam, nesta quinta-feira, 28 de agosto de 2025, às 10h, a entrega oficial dos resultados da Pesquisa UDC nas Pontes Internacionais da Tríplice Fronteira 2024. A solenidade será realizada na Alfândega da Receita Federal, em Foz do Iguaçu, e, na sequência, os dados estarão disponíveis no site da instituição.

A edição de 2024 mobilizou mais de 200 acadêmicos, professores e colaboradores que, entre os dias 14 e 18 de novembro, atuaram nas aduanas das Pontes Internacionais da Amizade (Brasil–Paraguai) e da Fraternidade (Brasil–Argentina). Ao todo, foram 102 horas de coleta contínua de dados, consolidando um dos levantamentos mais consistentes já realizados sobre o fluxo e a dinâmica das fronteiras.

As pesquisas institucionais da UDC são financiadas integralmente pela instituição e desenvolvidas em parceria com a Università degli Studi Roma Tre, da Itália. Os resultados são reconhecidos e utilizados como referência por diferentes órgãos e entidades estratégicas nas áreas de segurança, logística, comércio, turismo e hotelaria, auxiliando na formulação de políticas públicas e na tomada de decisões.

Para o Pró-Reitor e Coordenador das Pesquisas UDC, Prof. Dr. Fábio Prado:

“O papel da UDC é fazer os alunos irem além da sala de aula. Ao transformar dados em conhecimento aplicado, estamos oferecendo ferramentas práticas que auxiliam no planejamento e na gestão da nossa região. A UDC domina a prática da pesquisa científica e, ao colocá-la a serviço da sociedade com excelência, demonstramos nosso papel como educadores.”

A Reitora do Centro Universitário UDC, Professora Rosicler Hauagge do Prado, destaca que a pesquisa também sustenta o propósito da instituição com a inovação:

“A pesquisa científica faz parte da identidade da UDC. Ela integra ensino, extensão e cultura, gerando impacto real na comunidade. Cada nova edição comprova o nosso objetivo de evoluir, contribuindo para o desenvolvimento regional e internacional.”

A pesquisa conta com o apoio e utilização de órgãos e instituições como: Receita Federal, Polícia Federal, DNIT, Polícia Rodoviária Federal, Marinha do Brasil, ACIFI, Comtur e Codefoz, Sindhotéis, Fundo Iguaçu, Polo Iguassu, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Consulado Argentino e Consulado Paraguaio.

Os resultados completos podem ser consultados e solicitados através do site.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz