UFPR é exemplo de universidade pública no País, diz Zeca Dirceu

WhatsApp
Facebook

O ensino público superior mesmo com os constantes cortes no orçamento pelo governo federal mostra sua vital importância ao país, disse neste sábado, 16, o deputado federal Zeca Dirceu (PT) ao apontar o desempenho das universidades brasileiras no ranking avaliado pelo Times Higher Education Latin América. “Das 20 melhores universidades da América Latina, 14 são brasileiras e destas, 12 são públicas, o equivalente a 86% do total, o que mostra a relevância do ensino público federal brasileiro. A melhor rankeada no Paraná é a UFPR”.   

Zeca Dirceu afirmou que sempre está em contato com estudantes, professores, pesquisadores e com a reitoria da UFPR e que já destinou R$ 450 mil em emendas exclusivamente para a manutenção da universidade paranaense. “A educação pública é a principal bandeira do meu mandato. Nos últimos quatro anos, foram R$ 3,8 milhões para o ensino superior e técnico”.

“Sou apaixonado pela educação e titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados já por três mandatos. Sempre estou conversando com professores e estudantes e defendo que precisamos colocar a educação de novo como o grande pilar do País”, completou.

Ranking – A UFPR subiu duas posições e a 20ª melhor instituição avaliada pelo ranking e a 9ª entre as federais brasileiras. “A Universidade Federal do Paraná está desenvolvendo, já em sua terceira fase, uma vacina contra a Covid-19. Na pandemia, a população pode acompanhar todo empenho de estudantes, professores e pesquisadores. Foram inúmeros projetos de pesquisa e extensão que ajudaram os profissionais de saúde no combate ao coronavírus com foco em salvar vidas”, disse Zeca Dirceu.

No ranking, foram avaliadas 197 universidades de 13 países latino-americanos, entre públicas e privadas. No Brasil, 76 escolas de ensino superior foram analisadas. São cinco eixos avaliados: ensino, pesquisa, citações, internacionalização e transferência tecnológica. A UFPR obteve pontuação de 70,7 distribuídas em citações (40,7), transferência tecnológica (46,9), internacionalização (29,3), pesquisa (85,4) e ensino (83,7).

Comparando com a classificação de 2021, a UFPR melhorou o desempenho em quatro dos cinco eixos. A instituição integra o ranking desde o seu início, em 2016. “A UFPR é exemplo de universidade pública que oferece ensino gratuito e de qualidade. E muito mais que formar profissionais, forma cidadãos críticos da importância de cumprir seu papel na sociedade”, completa Zeca Dirceu.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *