O último debate antes do primeiro turno das eleições em Foz do Iguaçu será realizado pela Rádio Cultura nesta terça-feira (1º de outubro). O encontro, que tem presença confirmada dos sete postulantes à sucessão o prefeito Chico Brasileiro (PSD), ocorre faltando seis dias antes do pleito, programado para o domingo (6 de outubro). Caso nenhum consiga 50% mais um dos votos válidos, a decisão ficará para os dois mais votados no domingo (27 de outubro).
Este será o terceiro debate das eleições 2024 em Foz do Iguaçu. O primeiro, promovido pela TV Tarobá, ocorreu no dia 21 de agosto reunindo seis candidatos nos estúdios da emissora em Cascavel. O segundo embate foi promovido pela NT TV, tendo como parceiros o jornal GDia, Rádio Clube FM 100.9, JNT News, NS Portal e Canal SSC, ocorreu no dia 27 de agosto no Hotel Plaza Foz e contou com participação dos sete candidatos, com transmissão ao vivo pela internet.
O último debate vai reunir os sete candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu. A transmissão começa às 19h30 pelas redes sociais (Facebook e Youtube) e às 20h pelo AM 820, ao vivo do centro de eventos do Hotel Recanto Cataratas Thermas Resort. De acordo com a emissora estão confirmadas as participações de Airton José (PSB) – Coligação Foz de Toda Gente; General Silva e Luna (PL) – Coligação Foz em Primeiro Lugar; Jurandir de Moura Latinha – (REDE); Paulo Mac Donald (PP) – Coligação Viva Foz do Iguaçu; Samis da Silva (PSDB) – Coligação Foz para Todos; Sergio Caimi (PMB); e Zé Elias (UNIÃO BRASIL).
O debate será dividido em quatro blocos, e terá como mediador o jornalista Dante Quadra. No primeiro, os candidatos vão responder a uma pergunta elaborada pela produção. A ordem será de acordo com os nomes registrados na Justiça Eleitoral. No segundo, candidato pergunta para candidato. Todos vão perguntar e todos vão responder. Nenhum vai responder mais de uma vez.
Leia também
No terceiro bloco, o candidato selecionado vai dirigir a pergunta para outro candidato, com o tema escolhido pela produção. Já o quarto bloco será para as considerações finais dos candidatos, que poderão completar detalhes de seus planos de governo, bem como tentar sensibilizar os eleitores sobre seu voto. A Comissão Eleitoral da Subseção da OAB/Foz é quem vai analisar os pedidos de direito de resposta.