UNILA abre inscrições de processo seletivo para estudantes indígenas

Seleção, que oferta 114 vagas em 29 cursos de graduação, é gratuita e baseada no histórico escolar
WhatsApp
Facebook
Foto: Divulgação

A UNILA, em Foz do Iguaçu, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Estudantes Indígenas (PSIN) para ingresso em 2026. A Universidade oferta 114 vagas, em 29 cursos de graduação para estudantes residentes em aldeias, comunidades e grupos indígenas.

São aceitos candidatos brasileiros e também de outros países da América Latina e do Caribe. Todas as informações sobre o processo estão na página do PSIN.

A inscrição do PSIN está aberta até o dia 1º de junho e é totalmente online e gratuita. Os interessados devem ler atentamente o Edital 09/2025, que regulamente todo o processo seletivo. Antes da inscrição, é necessário realizar um cadastro online no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Já no momento da inscrição, o candidato deverá anexar alguns documentos pessoais digitalizados, entre eles a Declaração de Pertencimento à Comunidade Indígena, assinada por pelo menos uma liderança.

Cada inscrito poderá escolher duas opções de curso. A avaliação dos estudantes será realizada por meio das notas das disciplinas cursadas no Ensino Médio, ou equivalente, não sendo necessário realizar nenhuma prova ou vestibular.

Os cursos da UNILA são presenciais e ofertados na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Conforme o Edital, os primeiros candidatos classificados em cada curso serão selecionados para o recebimento de auxílios estudantis, como vagas temporárias em alojamento e subsídio financeiro para alimentação.

Mais informações na Página do PSIN ou pelo e-mail [email protected].

Leia também

Outras oportunidades

Além do PSIN, a UNILA está com inscrições abertas em outros dois processos seletivos voltados para estudantes internacionais: o Processo Seletivo de Refugiados e Portadores de Visto Humanitário (PSRH) e o Processo Seletivo Internacional (PSI). O PSRH oferece oportunidade de acesso ao ensino superior para candidatos em situação de refúgio ou com visto humanitário. As inscrições estão abertas até 11 de maio. Informações através do portal.

Já no PSI, que é destinado a estudantes da América Latina e do Caribe (com exceção do Brasil), o período de inscrições segue até 21 de junho. Ambos os processos, assim como o PSIN, são gratuitos e utilizam o histórico escolar como critério de seleção. As informações deste processo seletivo estão disponíveis pelo link.

Sobre a UNILA

A UNILA foi criada com a missão de promover a integração latino-americana por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, formando profissionais comprometidos com o desenvolvimento regional e a cooperação entre os países da América Latina e do Caribe.

Por isso, a Universidade reserva 50% de suas vagas para estudantes internacionais, reforçando seu caráter multicultural e bilíngue e incentivando a troca de conhecimentos entre diferentes realidades do continente.

@fozdiario

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *