UNILA debate impactos do “Efeito Airbnb” nas cidades

O tema é abordado na nova edição do ¿Qué Pasa?, programa de jornalismo científico produzido pela Secretaria de Comunicação da UNILA

congresso foz
Vista de Foz do Iguaçu (Foto: Dantas Junior)

Segundo especialistas, o Airbnb tem provocado transformações significativas no mercado imobiliário, no setor de turismo e na dinâmica urbana. O aumento no valor dos aluguéis, que pode inicialmente aparentar benefício para proprietários, está associado a processos de especulação imobiliária, gentrificação e precarização de serviços essenciais. Esse conjunto de efeitos já é reconhecido no meio acadêmico como “Efeito Airbnb”.

O tema é abordado na nova edição do ¿Qué Pasa?, programa de jornalismo científico produzido pela Secretaria de Comunicação da UNILA. Na entrevista, o professor Henrique Kawamura explica a dimensão global da plataforma, que em poucos anos se consolidou como uma das mais influentes do mundo no setor de hospedagem.

Especialista em Economia do Bem-Estar Social, Kawamura apresenta reflexões sobre como o Efeito Airbnb afeta desproporcionalmente as populações mais vulneráveis, interferindo no direito à moradia e na qualidade de vida em áreas urbanas.

O episódio está disponível no canal da UNILA no YouTube.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz