Unioeste Foz do Iguaçu melhora gestão para realização de eventos

Considerando que Foz do Iguaçu é o terceiro maior destino para realização de eventos no Brasil, a Unioeste prestará serviços aliando o conhecimento acadêmico à prática

Portal de entrada da Unioeste Campus Foz do Iguacu1
Foto: Divulgação

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus Foz do Iguaçu modificou a gestão de reservas de seus espaços físicos para realização de eventos acadêmicos, formaturas, shows artísticos, apresentações culturais entre outros.

O objetivo é atrair para o campus eventos diversos e para isso criou o Núcleo de Turismo (Nutur) que, além de fazer a gestão de reservas, oferece a prestação de serviços relacionados ao planejamento e operacionalização de eventos, como recepção, credenciamento, logística, cerimonial e outros serviços de apoio.

As principais estruturas disponibilizadas para aluguel são: auditório Alcibíades Luiz Orlando, com 305 metros quadrados e capacidade para 370 pessoas, com estrutura de som e luz e um camarim, além de espaços de apoio. O Miniauditório, que tem 144 metros quadrados e capacidade para 120 pessoas; salas de aulas com três tamanhos, entre 40 a 70 cadeiras; sala de videoconferência; sala de reuniões, Espaço Memória, utilizada para coffe breaks – entre outras áreas, inclusive externas.

Na maior parte do ano, são estruturas ocupadas por eventos da própria Unioeste, porém, a direção do campus percebeu que essas áreas ficam desocupadas em diversos dias, incluindo finais de semana, quando poderiam ser alugados por outras instituições e entidades.

Considerando que Foz do Iguaçu é o terceiro maior destino para realização de eventos no Brasil, e que no ano passado foi a cidade escolhida para sediar 16 eventos internacionais, de acordo com dados do ranking do ICCA Country and City, a Unioeste campos de Foz do Iguaçu prestará serviços aliando o conhecimento acadêmico à prática, incentivando discentes a participarem de projetos.

A coordenadora geral do Nutur, Ivanete Terezinha Schumann, explica que esse núcleo permitirá aos estudantes dos cursos de Turismo e Hotelaria e de outros cursos que tiverem interesse, aplicar na prática o aprendizado obtido em sala de aula. “Nossos estudantes estão preparados para o planejamento e operacionalização de eventos, assessoria para planejamento de viagens, com expertise adquirida em nossos cursos de graduação para negociação com prestadores de serviços do mercado de viagens. Portanto, estamos prontos para atuar nesse importante projeto, cujo maior objetivo é conectar a Universidade ao ambiente profissional”.

O Nutur iniciou as atividades em junho de 2025, prestando assessoria para reservas de hotéis e passagens de professores e estudantes da Unioeste, de todos os campi, que participam de congressos e viagens de estudos em diversos lugares do Brasil e exterior. Também atuará em negociações com prestadores de serviços do mercado de turismo de Foz do Iguaçu para eventos realizados aqui em Foz, disponibilizando pacotes de viagens para quem vier aos encontros.

Nesta semana, apoiou a realização do IV Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural, que reuniu 350 inscritos, na Unioeste. Os integrantes do Nutur são docentes, estágios remunerados. estágios curriculares supervisionados, e bolsistas.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz