Novo decreto publicado nesta segunda-feira (22) mantém funcionamento das atividades somente com 30% da capacidade de público e toque de recolher das 20h às 5h
A Prefeitura de Foz do Iguaçu prorrogou, por mais uma semana, as medidas restritivas com o objetivo de reduzir o número de casos, internamentos e mortes por covid-19, por meio do decreto nº 29.058, publicado nesta segunda-feira, 22.
Embora os dados da Vigilância Epidemiológica apontem que já houve uma redução na média móvel de casos e na taxa de reprodução dos casos, demonstrando a eficiência das medidas aplicadas, ainda é necessário manter as restrições para diminuir o número de internamentos.
Atualmente, a taxa de ocupação das UTI (Unidades de Terapia Intensiva) está acima de 100%, usando recursos extras para garantir o atendimento dos casos graves.
O decreto mantém o funcionamento das atividades comerciais, gastronômicas, industriais e de serviços com até 30% do público, e o toque de recolher diariamente das 20h às 5h. As atividades religiosas também podem funcionar com 30% da capacidade.
As medidas ficam em vigor até a próxima segunda-feira (29).
Multas para quem descumprir isolamento
Entre as novas medidas impostas pelo decreto publicado nesta segunda, está a aplicação de multas de 100 unidades fiscais, o equivalente a R$ 9.161 e notificação, com eventual responsabilização criminal, aos pacientes positivos ou suspeitos de covid-19 que descumprirem o termo de responsabilidade para o isolamento domiciliar.
Final de semana
No próximo sábado (27), a partir das 17h, ficam novamente suspensas as atividades comerciais e, a partir das 18h, inicia o toque de recolher, que se estende até às 5h de segunda-feira (29). Assim como nos dois últimos finais de semana, fica proibida a circulação de pessoas no município, salvo por motivo de força maior devidamente justificada.
O horário para a entrega de alimentos prontos para o consumo e fornecimento de gás de cozinha foi estendido para até as 22h no sábado e domingo, sendo proibida a retirada no balcão.