O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, decreta lockdown em Curitiba por oito dias, a partir da meia noite desta sexta-feira (12), até a meia noite da próximo sábado.
A medida extrema foi anunciada em vídeo distribuído nas redes sociais, diante da disparada de novos casos e do aumento de óbitos registrado nas últimas semanas.
O lockdown, segundo ele, segue orientações das autoridades sanitárias devido colapso do sistema público de saúde, que já não dispõe de leitos disponíveis para receber os pacientes com Covid-19.
“É um esforço imenso, que não é para gerar desânimo, mas é para provocar esperança. Vai passar e nós vamos merecer”, disse.
“Fizemos restrição severa recente, mas agora vamos fazer o lockdown”, reforçou.
Postos de gastolina, mercados, farmácias, postos de saúde e serviços essenciais estarão abertos durante a pandemia, mas as obras públicas serão paralisadas.
Serão proibidas as indústrias, comércio e dos serviços “desta cidade que nos é tão cara”.
Assista abaixo a íntegra do pronunciamento de Greca:
“Só vai passar se todo mundo ajudar. O negacionismo, a ignorância não vai ajudar ninguém. Vamos ficar em casa e só sair somente o necessário. Deus proteja Curitiba para que não tenhamos que escolher quem vai morrer e quem vai vier. Por Deus, nos ajudem”, completou.