Urnas de 2 locais de votação em Foz do Iguaçu serão transferidas

WhatsApp
Facebook
Mudança de local de votação, prestação de contas e direito de resposta já estão valendo
Fotos: André Rodrigues

Mais de 3,8 mil eleitores serão afetados pela mudança devido obras em escolas da região do bairro Campos do Iguaçu

As urnas de dois locais de votação de Foz do Iguaçu serão transferidos para o pleito de outubro deste ano. A informação foi confirmada pelo Fórum Eleitoral e vai afetar mais de 3,8 mil eleitores da 46ª Zona Eleitoral. A mudança foi necessário devido as obras de reformas que estão ocorrendo nos estabelecimentos definidos originalmente. Dos 41 candidatos a deputado e deputada federal e estadual, 14 já foram reconhecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foz do Iguaçu tem este ano 196.158 eleitores aptos a votar, informa o GDia. Os números indicam um aumento de 7,1% no comparativo aos mais de 183 mil títulos regulares em 2020. A 147ª Zona Eleitoral tem 91.217 regularizados, enquanto a 46ª Zona Eleitoral possui 104.941 moradores aptos ao voto. O total representa 76% da população estimada em 258 mil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

Veja também

Os locais de votação que serão transferidos provisoriamente estão na região do bairro Campos do Iguaçu. Os 1.934 eleitores que votam na Escola Municipal Carlos Gomes serão transferidos para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Campos do Iguaçu, localizado na Rua Capibaribe, 1695.

A Escola Municipal Osvaldo Cruz tem 1.890 eleitores cadastrados que irão votar provisoriamente na Colégio São Paulo Apóstulo, o antigo Colégio Iguaçu, na Taverssa Rio Negro, 19, no Campos do Iguaçu. Ao todo, serão transferidas 12 urnas da 46ª Zona Eleitoral. “Seis em cada local”, informou o chefe de Cartório, Claudinei Zdanfki.

“Ambas as mudanças foram definidas por reformas que estão acontecendo nos estabelecimentos originais”, disse Zdanfki. Os eleitores que estão cadastrados nos dois pontos, que tiverem o aplicativo do título no celular, conseguirão verificar que a sessão provisória está em outro local, explicou o chefe de Cartório.

Claudinei Zdanfki reforçou que, no dia da votação (2 de outubro), serão fixadas faixas nos postos para avisar os eleitores sobre a mudança. Em relação aos mesários que irão trabalhos nos dias, ele adiantou que todos estão sendo treinados de forma online e presencial.

Procedimento

As eleições deste ano serão disputadas em dois turnos. No primeiro, dia 2, os eleitores votam para presidente da República, governador, senador (uma vaga) e deputados e deputadas federal e estadual, respectivamente 30 e 54 cadeiras. No segundo, caso não haja uma definição na primeira rodada, os brasileiros voltam as urnas para votar para presidente e governador.

De acordo com a Justiça Eleitoral, 40.144 eleitores de Foz do Iguaçu tiveram os títulos cancelados este ano – 21.946 na 46ª e 18.198 na 147ª Zona eleitoral. A totalização indicou ainda 4.550 documentos suspensos – 2.397 na 46ª e 2.152 na 147ª Zona Eleitoral.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *