Deputada Maria Victoria defende uso de IA para prevenir e reduzir impactos de desastres climáticos no Paraná

A deputada destaca que o projeto contribui para o cumprimento dos compromissos ambientais internacionais
WhatsApp
Facebook
Foto: Divulgação/ Assessoria

A deputada estadual Maria Victoria (PP) protocolou, nesta semana, projeto de lei (175/2025) que propõe o uso da inteligência artificial (IA) como ferramenta estratégica para prevenir, monitorar e mitigar os impactos de desastres climáticos no Estado Paraná. O texto também é assinado pelo deputado Requião Filho.

Maria Victoria explica que com o uso da tecnologia, os órgãos Estaduais e municipais poderão se antecipar aos eventos extremos, como enchentes, estiagens e ondas de calor, e agir com mais agilidade na prevenção e mitigação de danos.

“As mudanças climáticas já chegaram e precisamos de respostas cada vez mais rápidas e eficazes. O Paraná já é o Estado mais sustentável do Brasil, a inteligência artificial pode ser uma grande aliada para salvar vidas, proteger cidades e preservar nossos recursos naturais”, afirma a deputada Maria Victoria.

Leia também

De acordo com o projeto de lei, o Governo do Estado poderá utilizar a IA para fortalecer e modernizar os sistemas de monitoramento climático, avaliar impactos e riscos, criar mecanismos de adaptação às mudanças climáticas e desenvolver políticas públicas baseadas em dados precisos.

O texto também prevê parcerias entre o poder público e entidades científicas, públicas e privadas, para alimentar os sistemas de inteligência artificial com informações relevantes e atualizadas sobre o ambiente, clima, tempo e riscos climáticos.

Entre os objetivos do projeto estão o fortalecimento das estações de monitoramento hidrológico e climático, a criação de sistemas de alerta e vigilância em saúde pública, o combate ao desmatamento, a transição para uma matriz energética limpa e sustentável, além de ações de educação ambiental.

“A IA permite processar grandes volumes de dados em tempo real, detectar padrões e prever situações de risco com maior precisão. Isso é fundamental para uma gestão pública moderna e inovadora, que se antecipa aos problemas. A IA tem potencial de tornar a nossa Defesa Civil ainda mais eficiente e preparada”, pontua Maria Victoria.

A deputada destaca ainda que o projeto contribui para o cumprimento dos compromissos ambientais internacionais firmados pelo Brasil.

“A aplicação da inteligência artificial na gestão ambiental reforça nosso compromisso com o Acordo de Paris e outras metas globais de sustentabilidade. É mais uma forma de o Paraná se posicionar como referência em sustentabilidade”, ressalta.

O projeto de lei segue para análise das comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *