Como está o adiantamento da segunda dose?
Foi aberto na segunda-feira (11) o agendamento on-line para antecipação da segunda dose para quem tem aplicação da AstraZeneca prevista até 31 de outubro e da Pfizer até 13 de novembro. Desta vez, foram disponibilizadas 4.630 doses para a antecipação. Novas vagas devem ser abertas na próxima semana. Até agora, Foz do Iguaçu tem 63,6% de cobertura com a segunda dose.
Preciso agendar a segunda dose?
Não. Basta comparecer a mesma unidade onde recebeu a primeira dose, no dia determinado no comprovante de vacinação.
Estou com a segunda dose em atraso, e agora?
Mesmo para quem perdeu o prazo, a orientação é a mesma: buscar a unidade de saúde onde recebeu a primeira dose. Não há necessidade de agendamento.
Tomei a primeira dose em outra cidade. Posso receber a segunda dose em Foz?
Por recomendação do Ministério da Saúde, cidadãos que receberam a primeira dose em outro município ou país conseguem completar a imunização em Foz do Iguaçu. As unidades de referência para esses atendimentos são: AKLP, Três Bandeiras, Morumbi II, Vila Yolanda e Padre Monti.
Como está a vacinação dos adolescentes?
Foz do Iguaçu iniciou no mês passado a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente e de 16 e 17 anos sem comorbidades. O município aguarda a chegada de novas doses para dar continuidade à vacinação deste público, incluindo adolescentes de 12 a 15 sem comorbidades, de forma gradativa.
Para quem e onde está sendo ofertada a dose de reforço?
Idosos com mais de 60 anos e imunossuprimidos podem receber dose de reforço sem a necessidade de agendamento em uma das cinco unidades de referência: AKLP, Três Bandeiras, Padre Monte, Vila Yolanda e Morumbi 2. Poderão receber a terceira dose, idosos que tenham completado o esquema vacinal há pelo menos seis meses e imunossuprimidos que tenham tomado a segunda dose ou a dose única há 28 dias.
Dose de reforço para trabalhadores da saúde
O município abriu o agendamento para a dose de reforço em trabalhadores da saúde na semana passada, quando foram disponibilizadas cerca de 5 mil doses. A aplicação terá sequência com a chegada de novos imunizantes. É necessário agendar pelo site da prefeitura (vacinacao.pmfi.pr.gov.br) e ter tomado a segunda dose há pelo menos seis meses.
Não tomei a primeira dose, e agora?
O município já alcançou a meta de vacinação da população adulta acima de 18 anos, com 106,9% de cobertura. Para quem ainda não recebeu, a orientação é buscar a Vigilância em Saúde até sexta-feira (15) ou nas unidades de referência: AKLP, Três Bandeiras, Morumbi II, Vila Yolanda e Padre Monti. É necessário consultar a disponibilidade de doses.
Quais vacinas estão sendo usadas na campanha de vacinação contra a Covid-19?
Foz do Iguaçu está recebendo as vacinas aprovadas pela Anvisa e disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. São elas: Coronavac, Oxford/AstraZeneca e a Pfizer/BioNTech.
Como faço para emitir o certificado digital de vacinação?
Através do aplicativo Conecte-se SUS, do Ministério da Saúde, é possível emitir o Certificado Nacional de Vacinação, que valerá para viagens nacionais ou internacionais. O APP disponibiliza o documento em até três idiomas (inglês, português e espanhol).
Balanço
A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Foz do Iguaçu teve início no dia 20 de janeiro de 2021. Até agora, 335.487 doses foram aplicadas na população; 201.485 de primeira dose, 119.034 de segunda dose, 7.114 doses únicas e 4.642 doses de reforço (3º dose). Com isso, o município atingiu 106,9% de cobertura com a primeira dose ou dose única e 63,6% com a segunda dose. A vacinação de adolescentes começou em setembro e tem até o momento 14,05% de cobertura, com 3.185 vacinados.