Vacinação contra a raiva será obrigatória para herbívoros em Foz do Iguaçu

A fiscalização local será reforçada com campanhas de conscientização, visitas técnicas e orientações diretas aos criadores

cavalo covid
Foto: Arquivo Diário de Foz

A partir de 25 de setembro de 2025, entra em vigor em Foz do Iguaçu uma portaria da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) que torna obrigatória a vacinação contra a raiva para herbívoros domésticos a partir dos três meses de idade, como bois, búfalos, cavalos, mulas, asnos, ovelhas e cabras.

Os produtores têm o prazo de seis meses para imunizar todos os rebanhos. A medida foi tomada diante do aumento de casos da doença no Oeste do Paraná, região com expressiva incidência. Em 2024, foram confirmados 227 focos de raiva; até setembro de 2025, 166 casos já foram registrados em 41 municípios, muitos próximos a áreas de risco como o Parque Nacional do Iguaçu.

Leia também

Além de Foz do Iguaçu, a exigência alcança mais 29 municípios do Oeste paranaense. A fiscalização local será reforçada, e a Adapar promoverá campanhas de conscientização, visitas técnicas e orientações diretas aos criadores. A ação busca evitar prejuízos econômicos e reduzir o risco de transmissão da doença a seres humanos, uma vez que a raiva é fatal e não tem cura.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz