Com a proximidade do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná reforçou a importância da atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes antes da volta às aulas. A medida tem como objetivo reduzir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis e garantir maior proteção aos estudantes e à comunidade escolar.
De acordo com a secretaria, ambientes escolares favorecem a circulação de vírus e bactérias, o que torna a imunização um fator essencial para a prevenção de surtos, diminuição de faltas escolares e redução de internações e complicações de saúde. As vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia também
A orientação também está alinhada à legislação estadual que exige a apresentação da declaração de vacinação no momento da matrícula ou rematrícula de alunos em instituições públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e médio em todo o Paraná.
A Secretaria da Saúde destaca ainda a importância de ações contínuas de educação em saúde ao longo do ano letivo, em parceria com os municípios, como forma de conscientizar famílias e reforçar a adesão à vacinação.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz
