A campanha de vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos atingiu 17% de cobertura vacinal na primeira semana de mobilização.
Desde o dia 28 de fevereiro até o último sábado (02), quando as unidades de saúde estiveram abertas para o dia ‘D’ da atividade, foram aplicadas 1.388 doses do imunizante.
A meta é vacinar 8 mil pessoas nesta faixa etária.
Leia também
Assim como em todo o país, a adesão na cidade também é considerada baixa e por isso a Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de Imunização (PMI), pede apoio de toda a sociedade, incluindo igrejas, empresas, meios de comunicação e órgãos de controle social, para a sensibilização da comunidade quanto à importância da vacina.
“Além do dia D, no sábado, estamos alinhando junto às unidades de saúde estratégias para ampliar a vacinação e conscientizar as famílias a levarem as crianças até as unidades para receberem o imunizante, que é um grande avanço na política pública de saúde”, informou a coordenadora do PMI, Adriana Izuka.
Essa é a primeira etapa da vacinação contra a dengue, que deve prosseguir para crianças até 14 anos conforme o fornecimento de novas doses pelo Ministério da Saúde. Nesta primeira remessa, o município recebeu 7.909 doses, número correspondente à população na faixa etária de 10 e 11 anos, em Foz do Iguaçu.
O Ministério da Saúde recomenda a aplicação de duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas.
Conscientização
lovis de Souza Ramos foi um dos primeiros pais a chegar na unidade básica de saúde na Vila Yolanda, no sábado, para vacinar o filho, Luiz Eduardo.
“Precisamos ser rápidos para evitar que nossos filhos contraíam dengue, todo mundo deveria fazer isso e trazer as crianças e estou vendo pouca adesão. A vacina não pode deixar de ser tomada, é questão de inteligência” pontuou Clovis ao relembrar da onda de fake news e negacionismo que podem ser um dos motivos da baixa adesão em todo o país.
Importância
A vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus.
É fundamental o alcance de elevadas e homogêneas coberturas vacinais na população-alvo da estratégia. A vacina protege contra os quatro sorotipos da doença.
De acordo com o último boletim da dengue, desde agosto, início da contagem do ano epidemiológico, já foram notificados 8.531 casos da doença, com 491 confirmações.