Nações exigem apenas a apresentação do passaporte para ser carimbado
Está pensando naquela viagem memorável para as férias da escola ou do trabalho. Saiba que em pelo menos 170 países os brasileiros não precisam de visto de entrada, bastando apenas apresentar o passaporte.
O portal Pleno.News fez um levantamento e constatou que, uma das principais preocupações no caso de viagens internacionais, geralmente, é a documentação necessária para ingressar no país de destino.
A necessidade de emitir um visto e a validade do passaporte certamente são as primeiras colocadas na lista de razões para o futuro viajante “esquentar a cabeça”. O que muitos brasileiros não sabem, porém, é que em 170 países do mundo sequer é necessária a emissão de visto para brasileiros.
A notícia é boa e fica ainda melhor para quem pretende viajar para países do Mercosul. Para estes casos, os turistas brasileiros podem ingressar apenas utilizando a própria carteira de identidade, o RG, desde que, é claro, o documento esteja em bom estado.
Os países que fazem parte do acordo são: Argentina, Paraguai, Uruguai, Equador, Peru, Chile, Colômbia, Guiana e Suriname.
Já para os países de fora do continente sul-americano, e que não exigem visto, a única necessidade é que exista, pelo menos, uma página disponível para carimbo no passaporte e que o documento tenha validade de até seis meses após o período da viagem. O período de permanência, nesses casos, varia entre 30 e 90 dias dependendo do acordo brasileiro com cada país.
Na lista dos países livres de visto para brasileiros estão todas as nações da Europa, além de tradicionais locais de turismo e negócios como Malásia, Catar e Emirados Árabes Unidos. Do lado contrário, entre os países que ainda exigem visto para brasileiros estão os Estados Unidos e o Canadá, além de países do Oriente Médio como Arábia Saudita, Iraque e Síria.
Para conferir a lista completa dos países é só acessar o site da Henley & Partners, que emite um ranking anual com a quantidade de países em que cada passaporte pode entrar sem necessidade de visto.