Vazão baixa do rio Iguaçu suspende passeios de barcos nas Cataratas do Iguaçu

WhatsApp
Facebook
Salto Três Mosqueteiros (Foto: Marcos Labanca)

O grupo Macuco Safari decidiu, no final da manhã desta segunda-feira (14), suspender os passeios de barco até as quedas das Cataratas do Iguaçu, devido a baixa vazão do rio Iguaçu.

Pela manhã, o volume de água estava pouco mais de 590 mil litros por segundo, quando a vazão normal é de 1,5 mil litros por segundo.

Vista com filetes de água no salto do três mosqueteiros

O baixo nível das águas, decorrência da longa estiagem que atinge o Paraná e parte do Brasil, também ocorre devido ao fechamento das comportas das seis hidrelétricas do rio para garantir volume nos reservatórios, que baixam nos finais de semana devido a alta no consumo.

Com rio baixo, as pedras do leito aparecem

A suspensão do passeio é temporária e deve acabar nesta terça-feira (15). Abaixo a íntegra da nota

Nota à imprensa

Macuco Safari, concessionária do Parque Nacional do Iguaçu que opera atividades de aventura dentro da unidade de conservação informa que, em virtude do baixo nível do rio, os passeios operados no Iguaçu estão temporariamente suspensos. A expectativa é de retorno nesta terça-feira (15).

A vazão atingiu cerca de 55% da média que é de 1.500 metros cúbicos por segundo. As 9h da manhã desta segunda-feira (14/10) a vazão era de 594 metros cúbicos por segundo.

Diante da situação, os passeios de barco na estação Macuco Safari, no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu-PR, foram suspensos, temporariamente.

Informamos ainda que o passeio Macuco Selva e o cachoeirismo, atividades que não são realizadas no rio Iguaçu, continuam abertas, sendo operadas normalmente.

Foz do Iguaçu, 14 de outubro de 2019

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *