As vendas nas lojas participantes triplicaram na última edição da Black Friday em Ciudad del Este (Paraguai). A tradicional feira de ofertas e descontos, que ocorre na última sexta-feira de novembro, foi antecipada para aproveitar a presença de turistas em Foz do Iguaçu, atraídos pelo feriado prolongado de Proclamação da República no Brasil. “Foram quatro dias que garantiram uma oxigenada na economia da cidade”, dizem os comerciantes.
A antecipação da Black Friday foi uma alternativa encontrada pela Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este para recuperar a economia local, extremamente afetada pela pandemia do coronavírus (covid-19) e a alta do dólar no Brasil. Mais de mil lojas participaram da edição, de sexta a segunda-feira (12 a 15 de novembro, respectivamente).
Adianta o jornal Última Hora que a movimentação de compradores para muitas lojas chegou a 50% do registrado na última edição no evento em 2019. No ano passado, a pandemia obrigou a suspensão da feira de ofertas e descontos, por medo da aglomeração de pessoas e do agravamento das infecções em Ciudad del Este e no Paraguai.
Nas lojas, o volume de vendas dobrou em alguns casos. Em outras, três vezes mais e há empresas que afirmam que quadruplicaram suas vendas em relação a um dia normal. No geral, todos concordaram em qualificar como extremamente positivo para a cidade esta edição dos descontos.
Resultado feliz
A empresária Natalia Ramírez Cham, associada à Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, garantiu que estão bastante felizes com o resultado alcançado. “Principalmente pelo incentivo e energia positiva que o evento injetou em toda a cidade. Vocês podem ver que existe um esforço conjunto e uma união de tudo relacionado ao comércio e à sociedade civil, o que muito apoiou a organização do evento”.
Natalia destacou o trabalho do Senatur (Secretaria de Turismo) com a campanha Boa Hospedagem, recebendo turistas na área primária da aduana paraguaia de Ciudad del Este. “Eles ficaram três dias lá e o resultado pode ser visto, os turistas estão muito felizes. Muitos turistas voltaram depois de vários anos, não só depois da pandemia, e comentam que estão muito surpresos com a mudança positiva em nossa cidade”, ressaltou.
Vendas significativas
Em linhas gerais, segundo a empresária, ainda será feito um balanço final das vendas, que vai permitir comparar os números com as vendas do ano e da última edição. “As vendas dobraram, algumas triplicaram e mais, mas sempre lembrando que normalmente nos feriados há aumento nas vendas”, comentou.
Mesmo sem a finalização dos dados, Natalia argumentou que esta Black Friday, ante 2019, mostra um aumento de 50%. “Devemos ter em mente que em 2019 já começávamos a sentir um pouco a crise, mas olhar para esses números reflete a realidade que sofremos após a primeira e segunda ondas da pandemia”.
Renovação
Os resultados foram muito positivos, o que deixa um clima de muito otimismo, “vendo turistas felizes”. Além disso, ela afirmou que é bom ver as empresas investirem em promoções e campanhas inovadoras para atrair clientes. “Há oxigenação na cidade”, afirmou.
“Estávamos praticamente nos acostumando com o nível de vendas da pandemia, pois ainda corríamos o risco de sofrer uma terceira onda”, disse. Em comparação com as vendas, o centro comercial está melhor, “com resultados positivos e um grande fluxo de pessoas observado pelas ruas de Ciudad del Este”.
Ela concluiu ressaltando que um número importante de ônibus e micro-ônibus pode ser observado entrando na cidade. “Olhando para tudo, pode-se dizer que o resultado é positivo, por todo o esforço que colocamos da Câmara de Comércio e Serviços com o apoio do Conselho de Desenvolvimento do Leste”.
Foto: Última Hora
As informações são de GDia