O alerta dos institutos de meteorologia se confirmaram e ventos de até 90 quilômetros por hora segundo o Simepar provocaram estragos no final da tarde e início da noite de quarta-feira (12) em Foz do Iguaçu, afetando o atendimento em mais de 32 mil unidades consumidoras de energia elétrica nos municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná. O dia ontem no município ficou marcado pelos trabalhos de limpeza, remoção de árvores e a reinstalação dos postes de fios de luz atingidos pelo temporal e a queda na temperatura.
Recorda o GDia que a Defesa Civil da Prefeitura mobilizou as secretarias de Segurança, Obras e Meio Ambiente e Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans) logo após a tempestade, para atuarem junto as equipes do Corpo de Bombeiros e a Copel.
Leia também
- VÍDEOS: Árvore “pega fogo” após ser atingida por poste em avenida de Foz do Iguaçu. Assista!
- Mulher de 92 anos é a vigésima vítima fatal da dengue no ano em Foz
“Desde os primeiros momentos do temporal as equipes já estavam nas ruas. O intuito era desobstrução das vias e também atender situações de risco. Hoje estamos nas ruas para recolher galhos e retirar árvores caídas que não estavam causando risco ou obstruindo as vias”, informou o diretor de Arborização da Secretaria de Meio Ambiente, Marcos Silva.
De acordo com a Defesa Civil, foram registradas dez quedas de árvores em vias públicas nas regiões da Vila A, Vila C, Portal da Foz, Morumbi e Porto Meira. “A situação de maior transtorno foi na Avenida Tancredo Neves, com a queda de uma árvore e um poste, causando danos à rede elétrica. Não houve registros de estragos em veículos e nenhuma pessoa ficou ferida”, informou Vandro Cézar, do setor operativo da Defesa Civil. Apenas uma solicitação de lona (para cobertura de telhado em residência) foi feita à Defesa Civil.
Energia e água
Em nota, a Copel informou que mais de 32 mil unidades consumidoras ficaram sem energia no Oeste e Sudoeste. No Estado, foram mais de 170 mil sem o serviço. A empresa afirmou que, devido à gravidade da situação, trechos da rede de energia chegaram a ser destruídos. As equipes trabalharam desde a noite e madrugada para restabelecer o fornecimento. Com a queda, a produção e distribuição de água também foi afetada na região Norte de Foz do Iguaçu, serviço restabelecido na manhã de ontem.
Os danos à rede elétrica também causaram o desligamento de semáforos em diversos pontos do município. As equipes do Foztrans trabalharam todo o dia para resolver a situação. A situação exigiu atenção redobrada dos motoristas nos pontos atingidos. A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada no aplicativo de celulares, no site www.copel.com e no Whatsapp 41 3013-8973.
Temperatura em queda
Após a tempestade, a temperatura começou a cair na manhã de ontem em Foz do Iguaçu, com previsão de cair abaixo de 10º, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e chance de chegar a 6º. Existe a possibilidade de gear nesta sexta e sábado em alguns municípios do Sudoeste. O Climatempo prevê a temperatura mais baixa, com formação de geada no município. Em ambos os dias a temperatura mínima prevista é de 4°.