Volta das sessões
Câmaras de Vereadores, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado têm sessões da abertura dos trabalhos legislativos na próxima semana. Em Foz, os vereadores voltam às sessões na terça-feira (3 de fevereiro) e na Assembleia Legislativa, o governador Ratinho Júnior (PSD) participa da sessão de instalação na segunda-feira (2 de fevereiro) às 14h30. Ratinho vai fazer um balanço de seis anos de governo e apresentar projeto de lei que reduz em 55% o custo dos exames médicos e psicológicos da CNH, que atualmente somam R$ 404,74, para um teto de R$ 180.
Isenção do IPTU
Em Foz do Iguaçu, o vereador Evandro Ferreira (PSD) vai apresentar projeto de lei ampliando a isenção do IPTU aos aposentados e pensionistas do INSS.
Leia também
A legislação municipal prevê a isenção total ou parcial do imposto para aposentados, em geral a partir dos 60 anos, desde que cumpridos critérios como limite de renda, posse de um único imóvel e uso do bem como residência própria. Fora dessas condições, o imposto continua sendo cobrado normalmente.
Reversão
A Justiça de Santa Catarina suspendeu lei do governador Jorginho Mello (PL) que proibia a reserva de cotas raciais para ingresso de estudantes em instituições de ensino que recebem verbas públicas do estado. Mello também sancionou outra lei, a que proíbe banheiros “unissex” em todas as escolas do estado, tanto públicas quanto privadas. As duas pautas são bolsonaristas.
Frentona
O PSD filiou o governador Ronaldo Caiado (GO) que junto com Ratinho Junior (PR) e Eduardo Leite (RS) devem formar uma frente do partido nas regiões sul e centro-oeste. Fazem parte do projeto os governadores Jorginho Mello (PL-SC), Eduardo Riedel (PP-MS) e Mauro Mendes (UB-MT) – os três candidatos à reeleição.
FBE
Na próxima, os partidos da Federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV) no Paraná vão reunir o GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) para medir o impacto nas mudanças das pré-candidaturas do PT (Gleisi Hoffmann ao Senado e Enio Verri continua na Itaipu). “Estamos analisando o impacto dessas mudanças e precisamos reforçar a chapa estadual”, disse um dirigente da FBE. A federação fechou apoio à candidatura de Requião Filho (PDT) ao governo do Paraná.
Encontro Caiçara
A deputada Gleisi Hoffmann e os deputados, Arilson Chiorato, Professor Lemos, Tadeu Veneri e Zeca Dirceu e o vereador Ângelo Vanhoni no Encontro Caiçara neste sábado (31) em Paranaguá. O encontro será na Ilha Valadares e terá rodas de conversa sobre fandango, samba, comidas do litoral e política e cultura com o Mestre Aorelio.
Cursos
A campanha eleitoral será a partir de agosto, mas o mercado já se movimenta. A Uninter está com inscrições abertas para pós-graduação EaD em comunicação eleitoral e marketing político. O professor Marcelo Vitorino está com a “Imersão Eleições 2026” para ajudar a estruturar pré-campanha e campanha. As aulas de pré-campanha já estão disponíveis na plataforma do professor. Em abril, entram as aulas de campanha, nos formatos presencial em Brasília e online para todo o Brasil.
Tamo junto
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse a aliados estar “tranquilo” quanto às pré-candidaturas ao Palácio do Planalto dos governadores Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Júnior (PSD). Flávio tem dito ter um acerto com Zema e Ratinho de que os dois apoiarão o senador em um eventual segundo turno dele contra Lula na disputa presidencial de outubro deste ano.
Substituto
O presidente Lula (PT) indicou o gestor público Olavo Noleto para ministro das Relações Institucionais no lugar da deputada Gleisi Hoffmann (PT), que deixará o governo para disputar uma vaga no Senado pelo Paraná. Noleto está na chefia do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável e deve assumir o cargo em março, quando Gleisi volta à Câmara dos Deputados.
Fake News
As fake news tomaram conta dos países de língua portuguesa. Portugal (83%) e Brasil (80%) lideram as taxas, seguidos por Angola e Moçambique (71% cada). Cabo Verde (49%), São Tomé e Príncipe (49%) e Timor-Leste (40%) apresentam os menores índices de identificação de fake news, com 49% em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, e 40% em Timor-Leste. Esse é um dos dados de um extenso estudo feito pelo Ipespe.
Lula e Trump
O presidente Lula (PT) viajará aos EUA no começo de março para um papo reto com o presidente americano Donald Trump. O encontro será na Casa Branca em Washington. “Os EUA e o Brasil são as duas principais democracias do ocidente e eu acho que dois chefes de Estado precisam conversar olhando um no olho do outro, para que a gente possa discutir as boas relações entre os dois países”, disse Lula à imprensa na Cidade do Panamá.
Vergonha
A pobreza está aumentando nos países desenvolvidos, mesmo após a desaceleração mundial dos preços dos alimentos. Pelo menos 6 milhões de pessoas de regiões não metropolitanas estavam na linha de pobreza nos EUA em 2024 – 13,7% de toda a população que vive fora das regiões metropolitanas. A pobreza atinge também países da Europa. No Reino Unido, 6,8 milhões vivem em estado de pobreza extrema, o maior nível em 30 anos, segundo pesquisa da Fundação Joseph Rowntree. O total de pessoas em estado de pobreza era de 14,2 milhões no Reino Unido em 2022-2024. Três fatores explicam a pobreza no primeiro mundo: aumento da desigualdade, falta de habitação e outros serviços (saúde e educação) e fim dos auxílios.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz
