Vereadores pedem explicações oficiais do Estado sobre intenção de fechar o Colégio Carimã

WhatsApp
Facebook

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, realizada na terça-feira (15), Dia dos Professores, a educação foi um dos temas centrais dos debates e requerimentos apresentados pelos vereadores Marcio Rosa (PSD), Celino Fertrin (PDT) e Marino Garcia (sem partido). Com aprovação unânime do plenário, a Câmara decidiu requerer do Estado informações sobre a intenção de fechamento do Colégio Estadual Carimã. Os vereadores saíram em defesa dos moradores da região que serão prejudicados com essa medida e estão preocupados.

Pensando nos alunos, professores e toda a comunidade próxima do local, os vereadores Marcio Rosa (PSD), Celino Fertrin (PDT) e Marino Garcia (sem partido) solicitaram do Governador do Estado, junto à Secretaria de Estado da Educação, informações sobre a ideia de possível fechamento do Colégio, localizado na Rua Atalaia, 190.

Na resposta ao requerimento, a Secretaria de Estado da Educação e o Núcleo Regional devem especificar as razões pelas quais o fechamento se faz necessário, quais estudos culminaram na tomada desta decisão e, em caso de efetivo fechamento da unidade, como ocorrerá o remanejamento dos alunos e funcionários.

Questionamentos aos órgãos estaduais
Os parlamentares também solicitaram do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, informações sobre o fechamento do colégio e seu posicionamento em relação ao caso. Ao fazer uso da palavra, Celino Fertrin questionou: “Há quantos anos o Governo do Estado não investe em colégios aqui na cidade de Foz do Iguaçu? Nem em reformas, construção, muito menos em ampliação?”.

Segundo ele, a grande preocupação é em relação aos alunos e professores que serão os mais prejudicados com a mudança. “Para onde serão remanejados esses alunos? E os professores? Onde serão alocados?,” perguntou Celino.

A diretoria do colégio informou que existe um elevado número de jovens que trabalha durante o dia e precisa de um colégio próximo das residências. “É dever garantir o direito a educação, assim como prevê a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, por isso, os vereadores se preocupam com a situação”, ressaltou o vereador Marcio Rosa.

Para ele, “a educação é o caminho para o desenvolvimento de todas as nações”. De acordo com o vereador, a Diretora do Núcleo Regional de Educação entrou em contato e trouxe a informação de que está suspensa momentaneamente a ideia de fechamento do colégio, até que se tenha as novas matrículas, com novo sistema, para que então se tenha uma resposta oficial do caso, para enfim serem tomadas as devidas providências.

Região da Carimã vem crescendo
O vereador João Miranda (PSD) participou da discussão dizendo que a região cresceu muito e essa decisão não pode ser tomada de uma hora para outra. Os parlamentares estenderam pedidos ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná para que encaminhasse o apelo da comunidade iguaçuense à Comissão de Educação. A solicitação é para que haja tratativas com o Governo do Estado a fim de impedir o fechamento do Colégio Estadual Carimã.

O bairro conta com mais de sete mil habitantes, e o estabelecimento atende aos bairros Carimã, Novo Horizonte, Remanso Grande, Mata Verde, Arroio Dourado, Anita Garibaldi e Jardim Cataratas.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *