A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está com inscrições abertas para o vestibular de verão da instituição, com ingresso para o primeiro semestre de 2024. Ao todo, são ofertadas 3.188 vagas nos 114 cursos dos 13 campi da Instituição.
As inscrições para o seletivo ficam abertas até 9 de outubro, no site da instituição organizadora, por uma taxa de R$ 150. O pagamento pode ser feito até 10 de outubro, por boleto e, agora, por PIX.
O pedido da isenção da taxa pode ser feito até 22 de setembro, com o envio da folha resumo da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário-mínimo. O documento pode ser obtido no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da prefeitura municipal, assinada pelo órgão expedidor.
Leia também
- Ministério da Justiça vai ampliar plano de segurança na fronteira do Paraná
- Cinco pessoas morrem em mega-acidente no Paraná
O edital possibilita que o candidato concorra a até dois cursos, um em primeira e outro em segunda opção. Caso não seja aprovado em nenhuma delas na 1ª chamada, ainda é possível participar da lista de espera de ambos os cursos.
Serão realizadas duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais, e outra de redação em língua portuguesa. Para as questões de Língua Estrangeira Moderna, é permitido escolher entre os idiomas espanhol e inglês no momento da inscrição.
As provas serão aplicadas no dia 19 de novembro, de modo presencial, nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus. O ensalamento deve ser disponibilizado a partir de 10 de novembro. A divulgação de resultado está prevista para o dia 16 de janeiro de 2024, com a publicação da lista de espera na data seguinte.
Mais sobre a UTFPR
A UTFPR é a primeira e única universidade tecnológica do Brasil e está presente em todas as regiões do Paraná com campus instalados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.
Além de ter uma oferta 100% gratuita, a Universidade também conta com programas e políticas de auxílio aos seus estudantes, através de editais de seleção para conceder apoios e bolsas, além de oportunidades para o desenvolvimento da carreira.