O presidente da Câmara, vereador Paulo Debrito (PL), apresentou a indicação 1024/2025 ao Poder Executivo, sugerindo a transformação de ruas no entorno de instituições de ensino, públicas e privadas, em vias de mão única, em Foz do Iguaçu. A medida busca garantir um ambiente mais seguro para alunos e funcionários, além de melhorar o fluxo de veículos.
Paulo Debrito explicou que a proposta está alinhada ao disposto no Estatuto da Criança e Adolescente, que assegura a prioridade absoluta à proteção da infância e juventude.
“Nossa intenção é garantir a segurança dos alunos e seus responsáveis no entorno das escolas […] Com a transformação dessas vias nos arredores das escolas, vamos contribuir para a redução de riscos de acidentes e melhorar a fluidez do tráfego nesses locais”.

A implementação já foi realizada em alguns locais. Giovana Rodrigues, diretora do CMEI Zilda Arns Neumann, comentou sobre como foi a mudança para via única:
“Antes, a gente tinha um fluxo de veículos muito grande na nossa unidade, logo na rua que passa em frente. Tinha muitos carros e isso prejudicava o horário de entrada e saída. Muitas vezes aconteciam acidentes. Após a via ter se tornado mão única houve muitos benefícios. O principal deles foi o aumento da segurança para os nossos alunos, pais e professores”.
Leia também
O projeto agora aguarda discussão na câmara municipal. Além disso, a comunidade está convidada a participar da debate sobre as melhores estratégias para ampliar a segurança nas escolas.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz