Uma acusação dos Estados Unidos desencadeou uma crise política no Paraguai nesta sexta-feira (12), culminando em questão de horas na renúncia do vice-presidente, Hugo Velázquez
O embaixador americano no país, Marc Ostfield, anunciou que o político foi designado por Washington como personagem “significativamente corrupto”. O Departamento de Estado americano acusa um ex-promotor ligado a Velázquez de tentativa de suborno a uma autoridade, com US$ 1 milhão (R$ 5,1 milhões), para travar uma investigação.
No mês passado designação similar havia sido feita contra o ex-presidente Horacio Cartes. O atual vice é considerado homem de confiança do poderoso ex-mandatário.
Milionário e proprietário de bancos, fábricas de tabaco e cadeias de supermercados, Cartes lidera uma ala do Partido Colorado que se opõe à de Mario Abdo Benítez. O atual presidente, porém, deve favores ao antecessor, desde que teve um recente processo de impeachment interrompido devido a uma costura de congressistas ligados a Cartes.
Continue lendo em Tribuna Online