Uma ação do lado paraguaio da Itaipu Binacional, para comemorar os 50 anos do tratado, surpreendeu e emocionou centenas de pessoas que estavam na rodoviária de Assunção, capital do país.
A iniciativa começa com a chegada de um músico em frente à estação de ônibus Miércoles Santo com uma mala e um violão ainda no estojo.
Em seguida ele retira o instrumento e começa a tocar e cantar, no instante seguinte, os demais músicos do grupo vão surgindo em meio a multidão.
As imagens seguintes são marcadas pela interação das pessoas que se aglomeravam na área de espera da rodoviária, muitos começam a dançar conforme a música vai acelerando.
No encerramento da peça, o vocalista do grupo deseja boa viagem a todos e “que as famílias paraguaias se unam cada vez mais e que nesta semana santa demonstramos todo nosso afeto aos nossos familiares”, afirmou.
Leia também
Contexto
O tratado que deu início ao processo de construção da barragem hidrelétrica ligando Foz do Iguaçu e Hernandárias (Brasil e Paraguai) foi assinado em 26 de abril de 1973 e entrou em vigor dia 13 de agosto do mesmo ano.
Com o cinquentenário da data, tiveram início as negociações do Anexo C do Tratado, que estipula as bases financeiras e de prestação dos serviços da entidade binacional.