O Cabeza News resgata um vídeo que circulou há alguns anos na internet retratando a rotina da fronteira Brasil x Paraguai, nos chamados “anos de ouro” do turismo de compra tendo como corredor a Ponte Internacional da Amizade, que une Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.
As primeiras imagens mostram uma fila de ônibus de ponta a ponta da via, reflexo dos comboios utilizados pelos chamados “sacoleiros”, como eram definidos os milhares de brasileiros que chegavam em Foz do Iguaçu diariamente e nas primeiras horas da manhã seguiam em direção à Ciudad del Este.
Leia também
- Foz do Iguaçu é destaque no Encontro Estadual de Políticas Públicas
- VÍDEOS: Lago de La Republica de Ciudad del Este transbordou devido ao grande volume de chuvas
Além das ruas lotadas da cidade vizinha, a colagem mostra fotos dos anos 1990 quando os sacoleiros disputavam cada milímetro de calçada e até das pistas de rolamento da Ponte da Amizade.
Em um dos detalhes, se observa um “sacoleiro” descendo uma caixa com o auxílio de uma corda para algum companheiro que estava na margem brasileira, só esperando para carregar a mercadoria até algum ponto onde estaria o ônibus do grupo.
Mais adiante aparecem as vans lotadas de passageiros, naquela época, o transporte de motocicleta ainda não era muito comum na fronteira entre os dois países.
Outro destaque do vídeo é a fila de ônibus seguindo pela BR-277, em uma tentativa de burlar a fiscalização da Receita Federal, que intensificou as ações a partir dos anos 2000.
Durante o dia, milhares de pessoas cruzavam a via nos dois sentidos, na ida com as bolsas vazias, na volta com elas lotadas de mercadorias e carregadas sobre os ombros.
Era assim que muitos iguaçuenses tocavam a vida, outros embarcavam nos ônibus para levar as mercadorias até o destino.
O site não conseguiu identificar o autor do vídeo. Em caso de manifestação, esta reportagem será atualizada.