As praças em frente ao Congresso Nacional do Paraguai, em Assunção, foram palco de uma mobilização que terminou tarde da noite desta sexta-feira (5) – apenas um grupo permaneceu em vigília no local até esta manhã de sábado (6).
Os manifestantes atearam fogo em objetos próximo ao Congresso. Houve confronto e as forças de segurança utilizaram gás lacrimogéneo e balas de borracha para dispersar a multidão.
Milhares de pessoas se auto-convocaram pelas redes sociais e foram para o local exigir o fim da corrupção e da má gestão do governo do presidente Mario Abdo Benítez que, segundo os manifestantes, culminou em uma grave crise de saúde, social e econômica em plena pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
A seguir o Cabeza News veicula vídeos da manifestação que circularam ontem a noite em grupos de WhatsApp
O país está enfrentando o pior momento na luta contra o vírus, com o sistema de saúde colapsado sem leitos de UTI e Enfermaria disponíveis para recebem as centenas de cidadãos que chegam diariamente.
De acordo com o Última Hora, a passeata, batizada de #I’mParaElMarzo2021, mostrou o desgosto do cidadão com a incapacidade do Governo em encontrar soluções para a falta de medicamentos nos hospitais, e o evidente colapso da saúde, além da corrupção galopante.
Gritando “para fora todos os corruptos”, milhares de pessoas marcharam para expressar sua indignação com os escândalos de corrupção do governo Abdo.
Slogans como “Unidos contra a corrupção”, “Fora com Marito e seu feixe”, foram lidos nos cartazes carregados pelos manifestantes, em sua maioria jovens vestindo a camisa do time de futebol paraguaio.
De acordo com a rádio La Clave, os confrontos com a polícia resultaram em um morto e mais de 20 pessoas feridas.
As manifestações no Paraguai devem continuar neste sábado (6), de acordo com o noticiário local.
Continue lendo nos sites do Última Hora e da La Clave