“Hoje só é professor ou professora quem tem isso como vocação”, afirmou o candidato a prefeito Zé Elias, ao assinar a carta-compromisso do Sinprefi (Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal) com a educação pública. “Ser professor ou professora é um desafio. Estão desvalorizados, muitos adoecem e sofrem com perdas no piso salarial. É preciso repensar essas situações e trabalhar para que os professores voltem a ser ouvidos e valorizados”, disse.
Na carta-compromisso dos professores, Zé Elias se compromete nos sete pontos elencados pelo sindicato. Entre eles, a valorização das categorias de trabalhadores que compõem os serviços de educação, recompondo as perdas salariais e o cumprimento do piso nacional na tabela de referências.
O documento propõe ainda a ampliação de vagas no quadro de cargos, melhoria nos espaços de trabalho, redução do número de alunos por turmas, qualificação dos espaços das escolas em tempo integral, fortalecimento e implementação da política nacional de educação especial. “Nossas perdas (salariais) hoje somam 9%”, comentou a presidente do sindicato, Viviane Fiorentin Dotto.
Diálogo aberto
Para Zé Elias, a atenção à categoria será um dos principais pilares da sua gestão, que vai manter diálogo aberto e constante com o sindicato. No encontro, ao lado de candidatos a vereador do União Brasil, ele lembrou que vivenciou de perto a situação da categoria, por ser filho de professora.
“Os professores são pessoas fundamentais na formação das crianças, para que entendam não somente sobre disciplinas, mas sobre cidadania. Se eles adoecem, a sociedade adoece”, ressaltou. O plano de governo de Zé Elias trata pontos específicos relacionados à educação e prevê a valorização dos professores por plano de carreira e formação continuada.
A proposta, além de promover processos formativos e continuados para todos os professores, coordenadores pedagógicos e diretores, com a realização de estudos e a reelaboração de matrizes curriculares e da proposta pedagógica adequadas ao contexto da educação integral.
Zé Elias adicionou um compromisso ainda maior, que representantes do Sinprefi acompanharão qualquer discussão que envolva educação, seja no Palácio das Cataratas, no Governo Estadual, Governo Federal ou Itaipu. “Toda pauta da educação é de extrema importância para a classe e o Sinprefi vai acompanhar de perto a partir de 2025”, ressaltou.
Nota Ideb
Zé Elias lembrou que Foz tirou nota 7,4 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principalmente graças ao empenho dos professores, mas pode ter uma nota maior ainda e uma educação pública de excelência e de qualidade com a valorização dos servidores do setor.
“Isso tudo com melhores condições de trabalho e a ampliação da estrutura das escolas e universalização do ensino integral”, disse. Na assinatura da carta-compromisso, Zé Elias esteve acompanhado dos candidatos a vereador Alcir Franco, Pedagoga Rejane e João Morales.