Zonas Eleitorais de Foz do Iguaçu passam por Inspeção Correcional

forum eleitoral foz

Procedimento será detalhado nesta quarta (5) pelo Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Tito Campos de Paula

Começou nesta segunda-feira (3) e vai até a próxima sexta-feira (7), a Inspeção Correcional nas Zonas Eleitorais de Foz do Iguaçu. O procedimento permite ajustes e aprimoramento dos serviços eleitorais. Os detalhes serão apresentados nesta quarta-feira (5) pelo Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Tito Campos de Paula, no Fórum Eleitoral. Em maio, o órgão desenvolveu uma cruzada contra as fake news no Estado. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.

A inspeção correcional nas zonas eleitorais do Paraná está prevista na Portaria 01/2019 da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), editada pelo desembargador Tito de Paula, no dia 19 de fevereiro deste ano. O procedimento já foi realizado em 15 municípios do Estado. Após Foz do Iguaçu, até o final de novembro, será realizado ainda em 31 municípios.

O desembargador Tito de Paula estará às 17h desta quarta no Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu, localizado na Avenida Costa e Silva, 1599. O ato, que terá participação de magistrados e promotores eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral, contará com apresentação de sugestões para o aprimoramento dos serviços eleitorais, bem como divulgação dos projetos de cidadania do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

Foz do Iguaçu possui duas zonas eleitorais, a 46ª e a 147ª, que abrange ainda Santa Terezinha de Itaipu. Nas eleições de outubro do ano passado, 178.280 eleitores da cidade, mais 16.807 do município vizinho estavam cadastrados em ambas.

Fake news
A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PR percorreu, no mês de maio, o estado capacitando magistrados, servidores e membros da comunidade sobre a segurança do voto eletrônico. Foram dez encontros em quatro cidades (Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina), pelos quais passaram mais de 900 pessoas.

A maratona buscou combater a desinformação e a insegurança com relação às urnas eletrônicas e ao processo de votação brasileiro. O presidente do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira, visitou as cidades junto do diretor-executivo da EJE-PR e juiz-membro da Corte, doutor Antonio Franco Ferreira da Costa Neto e demais autoridades.

O secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar de Deus, proferiu palestras em cada polo sobre questões técnicas da urna eletrônica. O presidente e o diretor-executivo da EJE explicaram, em encontros com a imprensa, o motivo da ação e alertaram a população sobre a importância do tema.

O projeto da Justiça Eleitoral paranaense de combate às fake news (notícias falsas) e de promoção da cidadania terá continuidade com ações em todas as escolas públicas de ensino fundamental do estado até o primeiro semestre de 2020.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz