diariodefoz-logo-cabec wh

32 crianças e adolescentes do Paraguai impedidas de entrar no Brasil por falta de documento

PF e Força Tarefa realizam operação de combate ao trabalho infantil e tráfico de pessoas na Ponte Internacional da Amizade
WhatsApp
Facebook
Fotos: Divulgação/PF

A Polícia Federal conduziu na manhã desta quarta-feira, 28, uma operação integrada com órgãos municipais e autoridades paraguaias para combater a exploração do trabalho infantil de crianças e adolescentes que chegam ao Brasil pela Ponte Internacional da Amizade, na fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu.

A ação contou com a participação da Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho, Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, representantes do grupo Cáritas e OAB, além do Consulado Paraguaio, Ministério Público do Paraguai e Secretaria de Justiça Social.

O foco da operação foi reprimir a exploração de crianças paraguaias, que são obrigadas a pedir esmola em diversos pontos da cidade, expondo-se a riscos e privações ao permanecerem nas ruas durante todo o dia, em horário escolar.

Esse crime complexo envolve fatores econômicos, sociais, culturais e psicológicos, exigindo uma ação coordenada de várias instituições.

Na Ponte Internacional da Amizade, os veículos que ingressavam no Brasil foram abordados nas baias de fiscalização da Aduana, com o objetivo de não causar transtornos aos usuários da via.

32 crianças e adolescentes do Paraguai impedidas de entrar no Brasil por falta de documento

Durante a operação, foram abordados 96 veículos, resultando na devolução de 32 menores às autoridades paraguaias.

Foi constatado pelo menos um caso de entrada ilegal de uma criança para trabalhar no Brasil, sendo a vítima entregue às autoridades do seu país pelo Consulado Paraguaio.

Além disso, um cidadão paraguaio foi preso em flagrante por transporte de mercadoria contrabandeada em uma motocicleta.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *