Chico Brasileiro falou das ações já implantadas pelo município, da contratação de 50 agentes privados para reforçar a segurança nas escolas e sobre a licitação do sistema de videomonitoramento
Em reunião com diretores das 50 escolas da rede municipal, na manhã desta terça-feira (18), o prefeito Chico Brasileiro e o vice-prefeito, delegado Francisco Sampaio, detalharam as ações que vêm sendo feitas pelo Município a fim de garantir a segurança e a tranquilidade da comunidade escolar.
O encontro aconteceu no auditório do SESC, na Vila A, e contou também com a presença do secretário de Segurança Pública, tenente-coronel Marcos Antônio Janhke; do diretor da Guarda Municipal Marcelo Yarid; da secretária da Educação, Maria Justina da Silva; e diretores da pasta.
Leia também
- General Silva e Luna pode ser a novidade nas eleições municipais em Foz do Iguaçu
- Alho e doce de leite da Argentina são apreendidos em Foz
O objetivo do encontro foi esclarecer aos diretores os detalhes da Operação Escola Segura da Guarda Municipal (em andamento há duas semanas) e anunciar as novas ações, como a contratação de seguranças privados para as unidades de ensino e a licitação do sistema de videomonitoramento, além de orientá-los sobre o combate às fake news.
“Tomamos a decisão e anunciamos no último sábado (15) a contratação emergencial de 50 agentes que irão reforçar a segurança nas escolas, Cmeis e centros de convivência. Eles se somarão ao efetivo da Guarda Municipal e aos agentes patrimoniais que já estão nas unidades de ensino. É mais uma medida para que se estabeleça a tranquilidade no ambiente escolar”, disse o prefeito.
De acordo com ele, o pregão eletrônico para contratação da empresa de segurança deve ser publicado ainda esta semana no Diário Oficial do Município para que o início das atividades ocorra o mais breve possível. A principio, a contratação será de seis meses, podendo ser prorrogada por igual período.
Brasileiro também informou que o processo licitatório para a aquisição do sistema de videomonitoramento com 1.800 câmeras para as 100 unidades de ensino está em análise na Procuradoria Geral do Município (PGM) e deve ser publicado em breve. O município busca junto ao Ministério da Justiça formas de financiamento do sistema, avaliado em R$ 9 milhões.
De forma imediata, Brasileiro também propôs aos diretores a ampliação dos trabalhos sobre a cultura de paz com alunos e familiares. “Precisamos resgatar a cultura de paz para vivermos numa sociedade mais justa e humana. Temos soluções imediatas, a médio e longo prazo que garantem a segurança das escolas, mas precisamos fortalecer o contato com os pais, para que este trabalho seja de todos”, comentou.
Ainda durante a reunião, o prefeito autorizou o chamamento de mais cinco psicólogos – via concurso público – para compor a equipe da Secretaria da Educação, fortalecendo o trabalho já existente nas escolas.
Família
O vice-prefeito também falou sobre a importância do apoio dos pais nesta luta de enfrentamento à violência e combate às fake news. “O município reforçou a segurança nas escolas, colocou todo o efetivo da GM à disposição. Temos ações a médio e longo prazo, como o concurso da Guarda Municipal, mas precisamos principalmente ficar atentos as nossas crianças, que são o nosso bem mais precioso. Precisamos dos pais ao nosso lado, na atenção e conversa diária com seus filhos e no combate às fake news. Não propaguem o pânico sem necessidade”, reiterou Sampaio.
O secretário de segurança pública Marcos Antônio Jankhe tirou dúvidas dos diretores sobre atuação dos guardas e agentes patrimoniais nas escolas e reiterou a prioridade do município com a educação. “Hoje, nossa prioridade absoluta é a educação, mas não podemos esquecer que a GM atua em diversas áreas, como no enfrentamento à violência contra as mulheres, por exemplo. Por isso, com a contratação desses 50 vigilantes armados, teremos uma cobertura completa”, afirmou.