A programação inclui a 1ª Campanha das Talhas de Caná, de 18 a 23 de junho. O “arraiá” também faz parte dos festejos, de 23 a 25
A festa do padroeiro da Matriz São João Batista, no centro de Foz, vai ter uma semana de programação alusiva às festividades do santo, comemorado no dia 24 de junho (feriado municipal), com uma grande novidade.
De 18 a 23 do mês, será realizada a 1ª Campanha das Talhas de Caná. A abertura será no dia 17, com a acolhida de Nossa Senhora e a preparação das Talhas para os pedidos, por meio de oração. A festa de São João Batista da paróquia também inclui três dias da tradicional festa junina, de 23 a 25 de junho, com quermesse e muita alegria.
Leia também
- Feriado de Corpus Christi em Foz deve ter ocupação hoteleira média de 70%
- Ciudad del Este declara feriado distrital sexta (12) para comemorar dia da Independência do Paraguai
A campanha das Talhas consiste numa semana de Oração a Nossa Senhora por meio do terço e da Santa Missa. “Estaremos orando para que o milagre aconteça pela intercessão de Maria: “Filho, eles já não têm mais vinho” (Jo 2,3)”, diz o pároco da igreja São João Batista, o padre Willian Alves. Segundo o padre, Maria não só intercede por nós, como nos ensina por sua vida a sermos intercessores.
Ele explica que nas Bodas de Caná (Jo 2,1-11), Jesus fez o primeiro milagre a pedido de sua mãe, Maria Santíssima. Ela pede e Jesus como bom filho atende.
Maria intercede por nós diante de seu Filho Jesus. Mas, ainda de acordo com padre Willian, precisamos também fazer a nossa parte com participação, oração e fé. “Precisamos perseverar e confiar em Deus. Além disso, queremos crescer no amor a Nossa Senhora, pois ela foi escolhida por Deus e é amada por nós católicos”.
O tema deste ano, “Teu Pai e eu, aflitos estávamos à tua procura”, nos remete ao momento em que José e Maria reencontram o menino Jesus no Templo. Ao longo destas seis noites, Maria, José e São João Batista querem nos conduzir a Jesus Cristo.
Cada dia de oração tem uma intenção especial, e o participante pode trazer um pedido ou um agradecimento por escrito e depositar numa das seis talhas. Após a entrega, toda a assembleia faz uma oração e, ao final, é despejada água sobre os pedidos.
Veja como será a programação da festa de São João Batista:
Dia 17, sábado, às 19h
Abertura da Campanha de oração com a acolhida de Nossa Senhora e a preparação das Talhas para os pedidos.
Dia 18, domingo, às 19h, primeira noite da Campanha
Tema: Clamando por uma Graça a ser alcançada (Trazer por escrito uma graça que você deseja alcançar).
Dia 19, segunda-feira, às 19h, segunda noite da Campanha
Tema: Noite da Misericórdia. Pedindo perdão, perdoando e restaurando vidas pela graça de Deus. (Trazer por escrito o nome de pessoas, às quais falta perdoar ou receber o perdão)
Dia 20, terça-feira, às 19h, terceira noite da Campanha
Tema: Clamando com os enfermos e desanimados. (Trazer por escrito nome de pessoas doentes, depressivas e/ou pedindo a graça da saúde).
Dia 21, quarta-feira, às 19h, quarta noite da Campanha
Tema: Clamando pela cura e libertação dos traumas e ressentimentos aos pés de Maria que desata os nós.
Dia 22, quinta-feira, às 19h, quinta noite da Campanha
Tema: Clamando com os Jovens – medos, conflitos, sonhos, ideais e esperança no Senhor. Trazer por escrito nome de jovens que precisam de oração, que estão nas drogas, e outros Sexta encerra a campanha e começa também a festa junina
Dia 23, sexta-Feira, às 19h, sexta noite da Campanha
Tema: Clamando com as Famílias – Traga o nome de todas as pessoas que compõem sua família, as necessidades espirituais e materiais de sua família e deposite com fé na talha desta noite. Será a grande noite da Família, na qual todos são convidados a rezarem em família recebendo as benções do Senhor.
Nesta noite será dada a benção nos escapulários e eles distribuídos a todos que estiverem presentes. Logo após, serão abertos os festejos do “arraiá” com barracas, brincadeiras e comidas típicas.
Dia de São João Batista, 24 de junho:
24, sábado, às 19h, missa solene presidida pelo bispo Dom Sergio de Deus. Logo após, seguem os festejos da festa junina, com barracas, brincadeiras e comidas típicas.
25, domingo, missa solene em honra a São João Batista, às 10h.
Logo após a santa missa, seguem os festejos com barracas, almoço com uma suculenta feijoada, das 12h às 14h e sorteio da rifa.