Nesta quarta-feira, 21 de junho, o Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência) da Anatel autorizou a implantação do 5G na faixa de 3,5 GHz em mais 187 municípios brasileiros.
A partir de segunda-feira, 26 de junho, as prestadoras que adquiriram lotes nessa faixa poderão solicitar o licenciamento e ativação de estações de 5G nessas cidades. Com essa autorização, a tecnologia 5G na faixa de 3,5 GHz estará disponível em um total de 1.610 cidades no Brasil.
Leia também
- Dia da Música movimenta CMEIs, escolas, hotéis, Itaipu e segmento cultural de Foz
- SBT exibe neste domingo programa da Eliana gravado no Wonder Park Foz
Dentre as cidades contempladas, diversas estão localizadas no estado do Paraná. Alvorada do Sul, Boa Vista da Aparecida, Cafeara, Cafelândia, Campo Bonito, Catanduvas, Centenário do Sul, Colorado, Corbélia, Ipiranga, Porecatu, Santo Inácio e Tibagi são alguns dos municípios paranaenses que poderão desfrutar dos benefícios do 5G na faixa de 3,5 GHz.
A expansão do 5G trará avanços significativos para as telecomunicações no país, possibilitando uma conexão mais rápida e maior capacidade de transmissão de dados. Essa implantação gradual ocorrerá à medida que as prestadoras de serviços de telecomunicações implementarem a infraestrutura necessária.