O Dia do Soldado foi celebrado nessa sexta-feira (25) com uma grande solenidade no 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado, em Foz do Iguaçu. O evento foi presidido pelo comandante da unidade, tenente-coronel Felipe Rímolo Cosendey, e contou com a presença de autoridades civis e militares da cidade e região.
Durante a cerimônia foi realizada a formatura de soldados incorporados ao batalhão em 2023, com entrega de medalhas aos que se destacaram pelos serviços prestados e pelo desempenho profissional. Dentre os homenageados está o soldado Paz, que recebeu honras do comandante.
Leia também
- Foz do Iguaçu vai receber aumento de efetivo para melhorar o trânsito nas fronteiras
- Foz do Iguaçu terá apoio do Ministério do Turismo para se consolidar como hub aéreo
A solenidade teve início com o hasteamento da Bandeira do Brasil e execução do Hino Nacional. Logo em seguida o tenente-coronel Cosendey realizou a leitura da Ordem do Dia, que homenageou o patrono do Exército Brasileiro, Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.
Conhecido como o pacificador, Caxias foi o primeiro porta-bandeira do Batalhão do Imperador Dom Pedro I. Seu batismo de fogo ocorreu nas batalhas pela Independência na Bahia, na qual conquistou vitória recebendo o título também de Veterano da Independência.
“Meus comandados! Guiados pelo espírito de servir à Pátria, vocês são os fiéis depositários da confiança dos brasileiros, que só foi obtida pela dedicação extrema ao cumprimento da missão constitucional e pelo absoluto respeito a princípios éticos e valores morais. Esse comportamento coletivo não se coaduna com eventuais desvios de conduta, que são repudiados e corrigidos, a exemplo do que sempre fez Caxias, o forjador do caráter militar brasileiro”, destaca um trecho do documento enviado pelo comandante do Exército Nacional, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
Um dos pontos altos do evento foi à realização do compromisso do soldado, também conhecido como juramento à Bandeira Nacional. Participaram do momento todos os 179 jovens que foram incorporados ao Exército na fronteira em março deste ano. A solenidade contou ainda com apresentação da banda do 34° BIMec, exposição de materiais bélicos e desfile de tropas e viaturas.
Instituição da data
O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803.
Sobre o 34° BIMec
Antes mesmo da formação do município de Foz do Iguaçu os militares já estavam na região da fronteira. A instalação da 1ª Companhia Independente ocorreu em fevereiro de 1932. Posteriormente, em 1943, a companhia deu lugar ao 1° Batalhão de Fronteira e este ao 34° Batalhão de Infantaria Motorizado, em 1980. Somente em 2013 a unidade ganhou o título de Batalhão de Infantaria Mecanizado, sendo subordinado à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, localizada em Cascavel.
Hoje o 34° BIMec possui em sua estrutura organizacional duas Companhias de Fuzileiros Mecanizadas e uma Companhia de Comando e Apoio. Com o lema “Somos sentinelas avançadas do Brasil”, a unidade conta com o apoio de mais de 700 militares, homens e mulheres, em diferentes frentes de atuação.
No dia 26 de fevereiro deste ano o batalhão completou 91 anos de fundação.